O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 DE FEVEREIRO DE 1998 1303

siste em referir a actuação do anterior governo sobre o tema que está neste momento em causa.

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Muito bem!

A Oradora: - O que quero dizer é simplesmente o seguinte:...

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Que concorda!

A Oradora: - ... estava tudo mal, tudo funcionava mal, a organização era má, o laboratório era péssimo...

Aplausos do PS.

... mas, com tudo isso, o laboratório estava acreditado ao nível mais alto.

Vozes do PSD: - Muito bem!

A Oradora: - Não se sabe bem porquê, quando este Governo assumiu funções, o Sr. Secretário de Estado do Desporto, com o seu dinamismo e com a sua competência, introduziu tais melhorias no laboratório que ele ficou desacreditado.

Aplausos do PSD.

E, Sr. Presidente, julgo mesmo que a grande melhoria que o Sr. Secretário de Estado introduziu foi, por certo, na óptica do Governo socialista, o contrato com um técnico holandês, em vez de técnicos nossos, portugueses. Pela nossa parte, nunca fizemos isso! Sempre tivemos técnicos portugueses e, mesmo assim, o laboratório estava acreditado!

Vozes do PS: - Demagogia!

A Oradora: - Sr. Secretário de Estado, evidentemente, não lhe vou falar do facto de já termos perdido a Fórmula 1 e de agora termos perdido a acreditação do laboratório, porque, como é óbvio, é tudo fonte da incompetência do PSI) e da enorme competência do PS... Já sabemos isso! Não obstante, já pedimos várias vezes ao Governo que, não fazendo, pelo menos não desfaça, que se mantenha quieto e tranquilo, ,porque é a melhor forma de fazer progredir Portugal.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Tire de lá os boys!

A Oradora: - Assim, Sr. Secretário de Estado, gostaria que não saísse daqui, hoje, sem fornecer à nossa bancada os elementos que exigimos e que se traduzem em saber quanto ganha esse técnico holandês que o Sr. Secretário de Estado contratou.

Aplausos do PSD.

O Sr. Miguel Macedo (PSD): - Isto é para vocês corarem de vergonha!

O Sr. Presidente: - Para dar explicações, querendo, tem á palavra o Sr. Secretário de Estado do Desporto.

O Sr. Secretário de Estado do Desporto: - Sr. Presidente, Sr.ª Deputada, quando a vi pedir a palavra para exercer o direito regimental de defesa da honra pensei que fosse também aproveitar a oportunidade para falar no assunto e nas vossas responsabilidades, sobre a situação em que deixaram aquele laboratório, visto que, na altura, era a Ministra do sector.

Aplausos do PS.

Risos do PSD.

Tenho pena, mas, afinal, a Sr.ª Secretária de Estado veio apenas falar bem das acções do actual Governo. Fico satisfeito com isso! Consideramos até extremamente interessante que isso tenha vindo do responsável que tinha sob a sua tutela a área do laboratório!...
De qualquer forma, quero dizer à Sr.ª Deputada que não tenha dúvidas de que o laboratório vai ser reacreditado rapidamente, com os técnicos adequados para que funcione. Aliás, a este respeito, e embora a Sr.ª Deputada insista muito em que se vão buscar os técnicos que estavam no laboratório, importa dizer que os técnicos que lá estavam estão incompatíveis, em face da lei portuguesa, no sentido de poderem funcionar noutro lado. Por isso, por opção dos próprios,...

Vozes do PSD: - Não, não!

O Orador: - ... não quiseram continuar. E não podemos atemorizar as pessoas para irem trabalhar para os sítios que não querem! Talvez no tempo do seu governo isso se pudesse fazer, mas, no nosso Governo, não funcionamos assim!

O Sr. Castro de Almeida (PSD): - Era a chicote!

O Orador: - As pessoas não querem, não vão!
Portanto, vamos arranjar um técnico, o laboratório vai funcionar e, neste momento, já temos outros técnicos, pelo que não vai haver problemas. Depois, a Sr.ª Deputada pode consultar as declarações de, impostos para, sobre essa matéria, saber os vencimentos respectivos.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para uma interpelação à Mesa, tem a palavra a Sr.ª Deputada Manuela Ferreira Leite.

A Sr.ª Manuela Ferreira Leite (PSD): - Sr. Presidente, partindo da hipótese de que não existe nenhum segredo sobre o vencimento que vai ser pago ao técnico holandês que foi contratado, faço uma interpelação à Mesa no sentido que a Mesa solicite ao Sr. Secretário de Estado do Desporto que distribua pelas várias bancadas a indicação do vencimento desse técnico.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Sr.ª Deputada, ou o Sr. Secretário de Estado sabe o vencimento de memória ou não poderá fornecê-lo.

A. Sr.ª Manuela Ferreira Leite (PSD): - Ele sabe!