O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2266 I SÉRIE - NÚMERO 61

Protestos do PS.

Tenho aqui um exemplar da revista da AECOPS e o título do artigo é «Um ano para esquecer».

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Isso é JAE! O Orador: - «Um ano para esquecer»! Protestos do PS.

Ainda assim, se o Sr. Presidente me der mais 30 segundos, direi que o Sr. Ministro - e ainda bem que este debate se fez - veio aqui anunciar-nos mais uns quantos milhões em concursos. Mas, Sr. Ministro, já anunciou tanta coisa e tanta vez!... O senhor começou a abrir concursos para as «brisinhas» e para as SCUT em Maio de 1997, ou seja, há dois anos, e ainda não adjudicou uma obra! Portanto, os 700 ou 600 milhões de contos de obras que acabou de referir, Sr. Ministro, vamos ser nós, vai ser o nosso próximo governo que vai faze-las.

Aplausos do PSD. Risos do PS.

O Sr. Presidente: - Para dar explicações, tem a palavra o Sr. Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território.
O Sr. Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território: - Sr. Presidente, Sr. Deputado Falcão e Cunha, quero dizer-lhe, de um modo muito simples, que não tenho de responder à sua defesa da honra ou consideração, portanto, não vou de maneira alguma entrar por esse campo, mas vou mostrar-lhe um documento onde se podem comparar duas coisas: a «famosa» rede de auto-estradas que estava em serviço ou concessionada no tempo em que o PSD era governo,...

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Mais papel!

O Orador: - ... e a rede de auto-estradas que está em concurso e que está em serviço.

Aplausos do PS. Vozes do PSD: - No papel!

O Orador: - Entreguei ao Sr. Presidente, que vai fazer distribuir, documentos onde constam comparações rigorosas de 1992 a 1996, sector a sector, IP a IP, IC a IC. Vão ver, é um arraso!

Risos do PSD.

Sr. Deputado Falcão e Cunha, gostaria de dizer-lhe que está enganado: a concessão oeste está em funcionamento, embora o senhor não tenha dado por isso, o que compreendo, pois custa-lhe muito, e a concessão norte terminou, ontem, as negociações técnicas.

O Sr. Falcão e Cunha (PSD): - Está adjudicada, não está em funcionamento!

O Orador: - A Ponte Vasco da Gama começou a ser negociada em 1991 e o contrato foi encerrado no 31 de Dezembro de 1994, ou seja, demoraram três anos e meio para um project finance. Ora, eu tenho 14 e os senhores querem que demore um mês!
Vou onde? Ao supermercado?! Ao Continente?!

Risos do PSD.

E os senhores dizem: «É papel»?! Não, isso não é sério! Isso é a técnica do Voltaire e do Goebels!

Finalmente, queria dizer-lhe que aquilo a que este Governo se comprometeu, e é público - se há expressões que são discordantes todas as pessoas sabem que foi isto -, é que estejam em construção ou com contratos adjudicados,...

O Sr, Luís Marques Mendes (PSD): - Concluídos!

O Orador: - ... até ao ano 2000, todos os IP e 50% dos IC. De qualquer maneira, Sr. Deputado Falcão e Cunha, tínhamos 972 km de auto-estrada em 1995, temos 1420 km, salvo erro, em 1999 e teremos 3000 km no ano 2004.

Vozes do PSD: -Ah!...

O Orador:- - «Há, mas são verdes!»...

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, anuncio que temos a companhia - infelizmente, alguns já se retiraram - de um grupo de 37 alunos da Escola E. B. 2/3 de Ramada; de um grupo de 35 alunos da Escola Secundária de Castro Daire; de um grupo de 40 alunos da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes,, de Abrantes; de um grupo de 48 alunos do ensino primário dais Escolas de Lagoborn, Bornes e Eiriz, do concelho de Vila Pouca de Aguiar; de um grupo de 41 alunos do Ensino Recorrente e Educação de Adultos do concelho de Gondomar; de um grupo de 75 alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela; de um grupo de 100 alunos da Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, de Espinho; de um grupo de 10 alunos da Escola Secundária de Pinhal Novo; de um grupo de 28 alunos da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, de Ílhavo, bem como de alguns cidadãos que assistem, também, aos nossos trabalhos.
Ainda que alguns já não possam ser destinatários da nossas ovações, cumprimentemo-los.

Aplausos gerais, de pé.

O Sr. Deputado Gonçalo Ribeiro da Costa pede a palavra para uma interpelação à Mesa.
Tem a palavra, Sr. Deputado, mas peco-lhe o favor de se cingir à figura regimental, pois temos uma agenda muito carregada.

O Sr. Gonçalo Ribeiro da Costa (CDS-PP): - Sr. Presidente, é, com certeza, uma interpelação, no verdadeiro sentido, aquela que vou fazer.
Sr. Presidente, gostaria de, por intermédio da Mesa, pedir ao Sr. Ministro João Cravinho para, uma vez que citou dados da AECOPS, se for distribuir todos os elementos que citou, distribuir também outros dados que