O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1414 | I Série - Número 35 | 05 de Janeiro de 2001

 

O Orador: - Não basta atirar pedras, é necessário saber do que se está a falar!
Passemos à questão do hospital da Guarda.
Sr.ª Deputada, acaso não foi V. Ex.ª administradora daquele hospital?
Diga-me lá, Sr.ª Deputada, quais foram os bons ofícios que, na altura, desenvolveu junto do governo do seu partido para que o hospital da Guarda não tivesse chegado ao ponto a que chegou?
Acaso V. Ex.ª não sente nada interiormente que a chame à razão?

Vozes do PS: - Muito bem!

Protestos do PSD.

O Orador: - Passemos à questão do IP2.
Sr.ª Deputada, acaso os Deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral da Guarda não eram contra a construção da auto-estrada da Beira Interior? Talvez não saiba, Sr.ª Deputada, mas vai ter de responder-me.
Ainda relativamente ao IP2, acaso não foi o Governo do Partido Socialista que decidiu a construção da auto-estrada da Beira Interior? E não estão já a decorrer as obras da mesma? Estão!
Quanto ao IP5, acaso não foi o Governo do Partido Socialista que decidiu duplicar esta via, desde Vilar Formoso até Aveiro, processo que está a ser ultimado para ser entregue ao consórcio vencedor do concurso? Foi!
V. Ex.ª mente; não é daquela terra!

Protestos do PSD.

Mas há mais, Sr.ª Deputada.
Voltemos ao hospital da Guarda. Acaso V. Ex.ª, quando era administradora daquela casa, não deu pela falta de um TAC, da ressonância magnética, dos raios-x e das obras todas?! Afinal, na altura, V. Ex.ª foi administradora de quê?

Protestos do PSD.

Sr.ª Deputada, esses instrumentos para a saúde dos guardenses também já estão decididos. Vão ser instalados no hospital da Guarda.

O Sr. Manuel Moreira (PSD): - Mais promessas!

O Orador: - V. Ex.ª sabe!

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Sr. Deputado, terminou o seu tempo. Tem de concluir.

O Orador: - Termino já, Sr. Presidente, apesar de este assunto dar «pano para mangas»,…

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - As «mangas» já estão muito compridas, Sr. Deputado.

O Orador: - Vou rematar, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Faça favor.

O Orador: - Quanto à linha da Beira Baixa, felicito-a, mais uma vez, por ter falado no troço Guarda/Covilhã. Quem o encerrou? Foi o governo do seu partido, foi o Governo de Aníbal Cavaco Silva.
Sr.ª Deputada, fale da Guarda, fale do que conhece, fale do que sabe e não queira vir para aqui enganar os guardenses.

Aplausos do PS.

Protestos do PSD.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Tem a palavra o Sr. Deputado Victor Moura.

O Sr. Victor Moura (PS): - Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Ana Manso, penso que antes de se fazer uma intervenção nesta Casa é preciso haver alguma contenção e, sobretudo, algum decoro.
Não podemos ter a memória curta como V. Ex.ª demonstrou ter. Sou do tempo, ainda na anterior Legislatura, quando o Governo de Cavaco Silva tinha terminado as suas funções, em que via em Gouveia bandeiras negras de fome! Via em toda aquela região da corda da serra as fábricas a encerrar!

Vozes do PS: - Bem lembrado!

Protestos do PSD.

Teve de ser o Governo do Partido Socialista a tomar medidas e, hoje, as fábricas lá estão, com muito mais gente a trabalhar, a receber os seus vencimentos e satisfeitos no seu local de trabalho.
Mais: foi feito mais investimento. A Sr.ª Deputada, com certeza, ignora as novas fábricas de transformação, nomeadamente de produtos regionais, que empregam hoje mais de uma centena de pessoas. Além disso, foi estancado o movimento de saída dos jovens daquele distrito. Estas coisas não se resolvem nem se vêm os seus resultados de um momento para o outro. O que me choca mais é que, sendo a Sr.ª Deputada desse sector, venha falar da saúde, nomeadamente da carência de recursos humanos. Foi o governo do PSD, o Governo de Cavaco Silva, o responsável pela situação calamitosa dos recursos humanos na área da saúde.

Protestos do PSD.

Gostava de ouvir a Sr.ª Deputada dizer que medidas propõe para irem para lá pediatras.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Onde é que eles estão? Os pediatras deviam ter surgido no tempo do vosso governo. E o vosso governo ignorou e desleixou essa realidade. Ora, é obvio que, hoje, as consequências recaem sobre o Partido Socialista, porque foi o Partido Socialista que tomou medidas de carácter estrutural nessa área, criando novas faculdades de medicina e abrindo novas vagas nas escolas de enfermagem para criar novos recursos de saúde.