O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Lembram-se, certamente, pois foram aqui ditos esses números, qual era o montante do débito dos clubes desportivos ao fisco e à segurança social dos «vossos» 10 anos de responsabilidade no Governo? Lembram-se de quanto era? Lembram-se do que fizeram sobre isso?

Protestos do PSD.

A nove anos e meio do vosso mandato, ou seja, a meio ano de eleições e de deixarem de ser Governo, o Ministro Catroga trouxe aqui algumas iniciativas legislativas. Não chegou a aplicá-las, nem os clubes que a elas queriam aceder ou a elas pensaram em aceder estavam em condições de aceder, porque ninguém pagava a ninguém, com a vossa completa cumplicidade!
Portanto, meus caros amigos, não falemos de autoridade moral, nem de responsabilidade, nem de legitimidade, porque a este respeito estamos conversados.

A Sr.ª Manuela Ferreira Leite (PSD): - Mais uma vez, a culpa é do Cavaco!

O Orador: - Sr. Ministro das Finanças, para me ajudar neste raciocínio, pergunto-lhe o seguinte: está em condições de informar esta Câmara sobre qual o montante arrecadado pelo Estado, no âmbito do Plano Mateus, nestes últimos cinco anos? Isto é para sabermos se, bem ou mal, o Estado e o Governo têm cumprido a sua função de cobrar aos clubes desportivos e aos clubes de futebol aquilo que, em termos legais, é devido ao Estado.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Sr. Hermínio Loureiro (PSD): - E o artigo 20.º?

O Orador: - Srs. Deputados, não estou a fazer o tradicional discurso - já basta ouvi-lo na praça pública - de que a política nada tem a ver com o futebol e de que, de vez em quando, é preciso «castigar» o futebol para no entretanto podermos «dar beijinhos e abraços» e estar nas tribunas VIP dos campos de futebol. O meu discurso nada tem a ver com isto.
Sr. Deputado Hermínio Loureiro, recomende, por favor, ao Sr. Presidente do PSD, Dias Loureiro,…

Risos do PSD e do CDS-PP.

… ou, melhor, ao Sr. Presidente do PSD, Durão Barroso, que quando quiser discutir estas matéria, olhos nos olhos -…

Risos do PSD.

… isto foi futurologia, nada tem a ver com nada, peço imensa desculpa! -…

Risos.

Foi algo em que andei a pensar há tempos!

Risos.

Mas, como eu estava a dizer, recomende ao Sr. Presidente do PSD que quando quiser tratar deste assunto, olhos nos olhos, não precisa de ir muito longe, porque tem aqui quem explique tudo sobre o futebol e sobre o mundo do futebol: os Srs. Deputados Hermínio Loureiro, Hugo Velosa, Santana Lopes, Montalvão Machado, David Santos, que é presidente da SAD do Farense, Luís Cirilo, que é Secretário-Geral do Vitória de Guimarães, tantos e tantos que podem explicar-lhe, mas explicar mesmo, quais são os limites da autoridade moral que aqui querem arrogar-se e quais são as obrigações do Estado para com os clubes desportivos e para com os clubes de futebol, sem prejuízo das responsabilidades que esses clubes desportivos e esses clubes de futebol têm de ter.

Protestos da Deputada do PSD Manuela Ferreira Leite.

Não tenha quaisquer dúvidas, Sr.ª Deputada Manuela Ferreira Leite, porque o irmão de V. Ex.ª também poderá explicar-lhe, também sabe destas coisas!

Risos do PS.

Sr. Ministro e Srs. Deputados, quando quiserem, o Partido Socialista está pronto para assumir as suas responsabilidades nesta matéria enquanto grupo parlamentar e também enquanto Governo.
Já quisemos, um dia, convosco discutir com seriedade a situação financeira e, eventualmente, o saneamento financeiro dos clubes desportivos de que vocês tanto gostam quando é preciso gostar. Não o quiseram fazer connosco, mas continuamos disponíveis para o fazer, mesmo com as vossas ameaças.

Risos do PSD.

Já agora, permitam-me que diga o seguinte: não ameacem só com a constituição de uma comissão de inquérito sobre esta matéria, requeiram-na! Para tal basta um papel com x nomes por baixo! Requeiram-na, apresentem-na e vamos a isso! Mas os senhores assumem a responsabilidade dos resultados de um inquérito desta natureza, das respectivas consequências, dos papéis que todos vamos ler, escrever, requerer e mandar não sei para onde!

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Façam isto, não ameacem! E, por amor de Deus, respeitem quem neste Governo tem feito e continuará a fazer os possíveis por honrar os seus compromissos, garantindo que os clubes desportivos paguem o que têm de pagar, em vez de fazer o que os senhores fizeram durante todos estes anos: fechar os olhos a uma situação verdadeiramente indecorosa!

Aplausos do PS.

O Sr. António Capucho (PSD): - Sr. Presidente, peço a palavra para exercer o direito regimental da defesa da honra da bancada.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. António Capucho (PSD): - Sr. Presidente, uma vez que foi insinuado que a bancada do PSD não tinha a