O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2809 | I Série - Número 71 | 19 de Abril de 2001

 

verificado é uma completa cegueira política. Reconhece-o aliás a própria Organização Mundial de Saúde.

Protestos do PSD.

Os Srs. Deputados citam aqui os relatórios dos 73% (que, aliás, ontem, na televisão, eram 77%, já verifiquei que decresceram 4%), mas esquecem-se é de citar, por exemplo, a Organização Mundial de Saúde, no seu último relatório, que classifica a realização portuguesa no domínio da saúde no 12.º lugar de uma extensa lista de mais de 180 países, ficando atrás de nós a Inglaterra e os Estados Unidos da América, como VV. Ex.as sabem.

O Sr. Nuno Freitas (PSD): - Temos de ver esses números!

O Orador: - Sr. Presidente, Srs. Deputados, é muito fácil fazer demagogia com o sofrimento das pessoas.

Protestos do PSD.

Repito: é muito fácil fazer demagogia com o sofrimento das pessoas. É fácil mas não é justo e, sobretudo, não é aceitável, porque é condenável!

A Sr.ª Maria Celeste Correia (PS): - Muito bem!

O Orador: - Os portugueses sabem que o PS se preocupa com o bem estar deles. Os portugueses sabem que o PS cumpre os seus compromissos. Os portugueses sabem que o PS rejeita diagnósticos cor de rosa (estilo oásis) e que, consequentemente, está sempre motivado para fazer mais e melhor. Os portugueses sabem que o PSD não sabe o que quer em muitos domínios das políticas públicas.

Vozes do PSD: - Oh!…

O Orador: - Os portugueses sabem que o PSD é capaz de tudo, até da utilização das carências das pessoas para obter benefícios de poder a curto prazo.

O Sr. Nuno Freitas (PSD): - Isso é para rir!…

O Orador: - Por isso, os portugueses sabem que o PSD não é alternativa…

O Sr. Nuno Freitas (PSD): - Está a ver-se ao espelho!

O Orador: - … e, portanto, não lhe dão o seu apoio e confiança.

O Sr. Nuno Freitas (PSD): - Isso é o que vamos ver!

O Orador: - Deixo duas notas finais, Srs. Deputados, sobre a intervenção: já aqui referi que o Sr. Deputado Durão Barroso não foi capaz, no debate, de apresentar uma política alternativa e não foi aqui capaz de dizer inequivocamente que não está de acordo com a afirmação da sua ministra-sombra para a saúde, quando anuncia a necessidade da privatização do Serviço nacional de Saúde. Aliás, o Sr. Deputado Durão Barroso considerou que o debate acabava quando ele acabou de falar, o que dá bem conta, através deste lapsus linguae, qual era sua verdadeira intenção quando veio a este debate.
Não foi aqui capaz de apresentar uma política alternativa e teve uma atitude ainda mais grave: o Sr. Deputado Durão Barroso não foi capaz, aqui, de condenar a política seguida pelo Governo Regional da Madeira,…

Aplausos do PS.

Protestos do PSD.

… que foi aqui denunciado pelo meu camarada Gil França, e, pelo contrário, deixou que ficasse na Câmara a ideia que valida completamente essa política, que, essa sim, é uma política de desperdício, de ineficiência e de ineficácia. O Sr. Deputado Durão Barroso mostrou ter medo do líder do PSD da Madeira,…

Risos do PSD.

… mostrou ter medo, sobretudo, da verdade e mostrou, portanto, que não tem condições para ser Primeiro-Ministro de Portugal!

Protestos do PSD.

Felizmente que na sua bancada, Sr. Deputado, existiram, apesar de tudo, intervenções que superaram, em mérito, a sua própria intervenção.

Vozes do PSD: - Oh!…

O Orador: - Não sei se esses Deputados contam, algum dia, ser líderes do seu partido e só não sabem exactamente quando o serão, mas, felizmente que houve, apesar de tudo, algum mérito em algumas intervenções da sua bancada. Mas, V. Ex.ª, claramente, perdeu este debate e a sua aposta política em diminuir o Governo através da política de saúde, pois ela não pode, obviamente, ser compartilhada pelos portugueses e não pode, obviamente, ser-lhe averbada como um sucesso pessoal.

Aplausos do PS.

Protestos do PSD.

O Sr. Presidente: - Inscreveram-se, para pedir esclarecimentos ao Sr. Deputado Manuel dos Santos, os Srs. Deputados Patinha Antão e Bernardino Soares.
Tem a palavra o Sr. Deputado Patinha Antão.

O Sr. Patinha Antão (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Manuel dos Santos, realmente é um prazer ouvi-lo, porque V. Ex.ª permite, de facto, que haja respostas claras sobre as suas provocações, no bom sentido.

O Sr. José Manuel Epifânio (PS): - Claro!

O Orador: - V. Ex.ª, quando é provocador, é no bom sentido,…

Vozes do PS: - Claro!

O Orador: - … porque permite respostas claras.
V. Ex.ª não deu conta que, quando fez o elogio da antecessora da Sr.ª Ministra, ao mesmo tempo criou uma situação de enorme desconforto à Sr.ª Ministra…

Risos do PS.

V. Ex.ª disse esta coisa tão simples e tão lapidar…