O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1700 | I Série - Número 030 | 11 de Dezembro de 2003

 

O Sr. Rodeia Machado (PCP): - Vê-se!

O Orador: - Adoptámos um novo conceito de parcerias na saúde - as parcerias público/privado (PPP) -, avançando assim para o lançamento de 10 novos hospitais, ainda durante esta Legislatura. O processo já começou, em Loures.
Começámos a reorganização das urgências hospitalares com a criação de algumas equipas profissionais e especializadas, adoptando modelos específicos de triagem conforme as características de cada um dos hospitais envolvidos.
Definimos uma verdadeira política do medicamento em que ficou determinado: a prescrição obrigatória por denominação comum internacional, que o governo anterior não teve coragem de fazer;…

Vozes do PSD: - Muito bem!

Protestos do PS.

O Orador: - … a promoção da utilização de medicamentos genéricos, que são, pelo menos, 35% mais baratos; a adopção dos preços de referência; a criação de uma receita de modelo uniforme e uma receita renovável para os doentes crónicos, que há muito era pedida; a passagem das denominadas cópias a medicamentos genéricos.

O Sr. Patinha Antão (PSD): - Muito bem!

O Orador: - Criámos o conceito de rede de cuidados de saúde primários, envolvendo os centros de saúde, dando uma particular atenção à necessidade de todos os cidadãos terem acesso a um médico de família.
Definimos uma rede de cuidados de saúde continuados para doentes crónicos ou que necessitem de longas recuperações, envolvendo outras iniciativas, designadamente a iniciativa social, como as Misericórdias.
Aprovámos a criação de uma entidade reguladora da saúde, autoridade independente de regulação do sistema no que toca à garantia da equidade do acesso aos cuidados de saúde, à qualidade e aos direitos dos utentes.
Numa palavra, Srs. Deputados: Em apenas ano e meio, está em curso uma mudança profunda e tranquila no domínio da saúde,…

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - … com sentido estratégico, assente numa filosofia nova e moderna, alicerçada numa preocupação central: "curar" do nosso Serviço Nacional de Saúde, responder com maior rapidez, humanidade e qualidade às legítimas aspirações dos portugueses.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Sr. Presidente, Srs. Deputados: Começa a ser tempo de falar de resultados.

Vozes do PS: - Só que não há!

O Orador: - E os primeiros resultados estão aqui!

Protestos do PS.

Quanto ao Programa Especial de Combate às Listas de Espera, em Junho de 2002, tínhamos uma lista de espera de 123 000 pessoas,…

Vozes do PS: - E agora?…

O Orador: - … ou seja, 123 000 portugueses esperavam, em média, há 6 anos,…

Vozes do PS: - É?!