O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1895 | I Série - Número 033 | 19 de Dezembro de 2003

 

Pessoalmente, não vou dar indicação de voto quanto à questão íntima ou moral. Não vou dar!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Não o fiz como líder partidário nem o faço hoje como Primeiro-Ministro. Penso que é extremamente claro o que estou a dizer.
Como Primeiro-Ministro e como líder da maioria, digo: a maioria não aceita como método que esta Assembleia se arrogue o direito de ir contra a vontade que ainda recentemente os portugueses exprimiram por referendo…

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Foi há cinco anos!

O Orador: - … e não aceitaremos que VV. Ex.as o façam!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Protestos do PS, do PCP e de Os Verdes.

Entendo, pois, que esta é uma resposta clara e que, além de ser clara, tem uma grande vantagem: a de ser coerente, a de não ceder às pressões do momento.
Nós mantemos a mesma linha,…

A Sr.ª Helena Roseta (PS): - Eternamente!

O Orador: - … salientando a dificuldade e a sensibilidade desta matéria. Gostaria que outros mantivessem, em relação a uma questão tão difícil, o mesmo respeito pela delicadeza e pela sensibilidade do problema.

A Sr.ª Helena Roseta (PS): - Não seja hipócrita!

O Orador: - Pela nossa parte, vamos fazê-lo.

A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): - Hipócrita!

O Orador: - Sr.ª Deputada, de facto, essa não é linguagem parlamentar. Não é!

A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): - As mulheres estão a ser julgadas, Sr. Primeiro-Ministro!

O Orador: - VV. Ex.as, em termos de democracia… Sr.ª Deputada, vamos comemorar, na próxima Primavera, os 30 anos do 25 de Abril e VV. Ex.as deviam saber que, quando procuram ofender o Primeiro-Ministro, não estão a ofender-me pessoalmente mas, sim, os portugueses e a democracia que elegeram este Primeiro-Ministro!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Sr. Primeiro-Ministro, o tempo de que dispunha esgotou-se. Tenha a bondade de concluir.

O Orador: - Concluo, Sr. Presidente, dizendo que, mesmo na segunda intervenção, não ouvi o Sr. Deputado Carlos Carvalhas, líder do Partido Comunista, ter uma palavra de apreço pela queda do ditador Saddam Hussein!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Protestos do PCP.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, há vários oradores inscritos para intervir e, em primeiro lugar, vou dar a palavra ao Sr. Deputado Guilherme Silva, que se sentiu agravado por uma expressão utilizada pelo Sr. Deputado Carlos Carvalhas.