O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2785 | I Série - Número 050 | 12 de Fevereiro de 2004

 

uma coisa extraordinária do ponto de vista pedagógico.
Mais, se o CDS-PP é tão a favor da educação sexual - e não sei se o próprio PSD acredita nisso, porque também já ouvi dizer que o PSD apresentará um projecto de resolução que visa promover o combate às causas, que será só do PSD por não conseguir acordo com o CDS-PP…

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - Onde é que ouviu dizer isso?!

Vozes do CDS-PP: - Ouviu dizer!

A Oradora: - Aliás, registei com muita preocupação o PSD ter batido palmas às declarações do Sr. Deputado João Pinho de Almeida.

Vozes do PS: - Muito bem!

A Oradora: - Sr. Deputado, não basta dizer que se é favor. E não é por agora pensarem numa disciplina única que vão resolver o problema, porque a Sr.ª Secretária de Estado também disse que não fez a avaliação, que não precisa de a fazer e que, por isso, parte do zero para tudo aquilo que intencionalmente poderá vir a fazer.

A Sr.ª Luísa Portugal (PS): - Muito bem!

A Oradora: - Portanto, é bom que o CDS-PP clarifique… Aliás, compreendo que a entrevista deixe muito mal no registo, sobretudo, o PSD, mas é bom para o País ter uma entrevista da Sr.ª Secretária de Estado onde ela fala com espontaneidade e verdade. O problema não é o que ela diz, porque ela di-lo convictamente,…

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Não percebeu!

A Oradora: - … o problema é ela estar num Governo que tem obrigações para com o País, para com os jovens!

A Sr.ª Luísa Portugal (PS): - Muito bem!

A Oradora: - O PS não se contenta com as vossas declarações de boa-fé. O PS exige que da boa-fé resulte qualquer coisa. E por este caminho, da vossa boa-fé, estará o inferno cheio ou, melhor, estarão os portugueses cheios, porque,…

A Sr.ª Luísa Portugal (PS): - Muito bem!

A Oradora: - … por este caminho, não vão levar o País a lado algum e vamos continuar a ter, de acordo com os resultados dos estudos feitos, os jovens com um desconhecimento enorme sobre as questões da sexualidade, sobre questões importantíssimas.
Já agora, deixem-me que vos diga, em tom de desabafo: chega de associar a sexualidade aos vícios e ao risco!

Vozes do PS: - Muito bem!

Vozes do CDS-PP: - Ao quê?! Onde é que ouviu isso?!

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - Deve ter lido na Maria!

A Oradora: - Foi o que o Sr. Deputado disse!
É uma componente, mas não faz sentido algum uma disciplina do 3.º ano ao 10.º ano, porque é nessa altura que os jovens têm problemas. A educação para a sexualidade ensina-nos a ser melhores seres humanos, melhores homens e mulheres, e, portanto, não começa nem aos 10 anos nem aos 15 anos, é desde o início!

Vozes do PS: - Muito bem!