O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2786 | I Série - Número 050 | 12 de Fevereiro de 2004

 

A Oradora: - Exigimos, de facto, uma educação sexual a sério. É para esta exigência que podem contar connosco!

Aplausos do PS.

A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): - Para pedir esclarecimentos à Sr.ª Deputada Luísa Mesquita, tem a palavra o Sr. Deputado Jorge Nuno Sá.

O Sr. Jorge Nuno Sá (PSD): - Sr.ª Presidente, se a Sr.ª Deputada Luísa Mesquita mo permitir, gostaria de fazer um ligeiro comentário à intervenção da Sr.ª Deputada Sónia Fertuzinhos.
Sr.ª Deputada, de facto, estivemos num debate hoje de manhã, onde não tive qualquer dificuldade em representar o PSD. Simplesmente, quando me fizeram questões pessoais respondi pessoalmente. Se calhar, isto faz alguma confusão à esquerda parlamentar, que neste momento anda muito agitada e nervosa com estas questões.

A Sr.ª Sónia Fertuzinhos (PS): - Não ando nervosa, ando preocupada!

O Orador: - É preciso trazer alguma serenidade, alguma calma ao debate!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - A prova provada disto é a intervenção da Sr.ª Deputada Luísa Mesquita.
Ontem, o Bloco de Esquerda ameaçou, na rádio, que faria hoje uma intervenção. O PCP, com medo de ser ultrapassado,…

Risos do PCP.

… toca logo a fazer, a correr, uma intervenção para ocupar o espaço à esquerda, não vá o Bloco de Esquerda roubar-lhes mais eleitorado. Mas esse é um problema vosso, no qual não me meto!
Este estilo de oposição, da trica, da "fulanização", da pequena intriga, não vos fica bem. É tempo de arrepiar caminho e de começar a resolver os verdadeiros problemas, se para isso quiserem contribuir, porque se o não quiserem cá está a maioria para o fazer, aliás, foi isso o que os portugueses determinaram nas últimas eleições.
Este percurso sinuoso da trica, da intriga e do "ouvi dizer" palaciano não fica bem a ninguém,…

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - A notícia não foi no palácio, veio publicada no Diário de Notícias!

O Orador: - … muito menos a um partido com representação parlamentar.
Sr.ª Deputada Luísa Mesquita, como a Sr.ª Deputada Sónia Fertuzinhos disse, estivemos num debate hoje de manhã, no qual o PCP, infelizmente, não pôde fazer-se representar, em que verifiquei que não é só a Sr.ª Secretária de Estado que critica o actual modelo, também os professores e os alunos presentes criticaram o actual modelo da transversalidade. Ora, é com isso que estamos preocupados, ou seja, em pegar no actual modelo, ver quais são os resultados, ver qual o trabalho conseguido, criticá-lo, questioná-lo e, se calhar, melhorá-lo.
Sr.ª Deputada, "somos presos por ter cão e por não ter"!… Primeiro, a Sr.ª Deputada diz que estamos a cultivar o obscurantismo e, depois, diz que o PSD, num golpe de mágica, arranjou um projecto, que a Sr.ª Deputada, se calhar, conhece mais profundamente do que eu porque ainda está em discussão, para iludir as pessoas.
Sr.ª Deputada, entendamo-nos: o que quer o PCP fazer neste caminho, concretamente? Quer resolver os problemas que existem ou quer apenas fazer chicana política…

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Essa agora!

O Orador: - … e um número parlamentar, que lhe fica bem mas que não resolve nada e em nada ajuda o País?
Sr.ª Deputada, por exemplo, qual a opinião do PCP sobre o actual modelo? Considera que tem funcionado? Pensa que está a dar resultados concretos? Eram perguntas interessantes para debater, em vez de ir buscar aquilo que foi dito, o que não foi dito e mais o que ouviu no corredor.