O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3179 | I Série - Número 057 | 28 de Fevereiro de 2004

 

Protestos do PS.

Conseguimos em dois anos consecutivos, com recurso a receitas extraordinárias - é certo -, pôr o défice abaixo dos 3%.

A Sr.ª Elisa Guimarães Ferreira (PS): - É indiferente!

O Orador: - E durante o debate o Partido Socialista ainda não disse: primeiro, se considera ou não positivo para o País que o défice fique abaixo dos 3% (ainda não sabemos); segundo, se é ou não positivo que seja levantado o processo contra Portugal (não sabemos); e, terceiro, se conseguia, se fosse governo, fazê-lo e como é que o faria se não fosse com receitas extraordinárias. Não disse!

A Sr.ª Elisa Guimarães Ferreira (PS): - Faríamos diferente! Privilegiávamos o crescimento!

O Orador: - Por isso, o que VV. Ex.as têm - e até diria que o caso da Sr.ª Deputada é especial, pois já a observo há muitos debates - é um incómodo extraordinário com o êxito que foi conseguido pelo Governo mas que foi conseguido também pelo País.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

É uma pena, Sr.ª Deputada, que alguém que até tem uma formação económica e que até tem qualidades de sociabilidade e de simpatia…

A Sr.ª Elisa Guimarães Ferreira (PS): - Eu sei que sim!

O Orador: - … perca, por mesquinhez partidária e por cegueira de um dogmatismo clubístico, a capacidade de reconhecer aquilo que é uma vitória para o País.
Sr.ª Deputada, tire a camisola do seu partido e ponha a da selecção nacional, a camisola de Portugal, porque Portugal conseguiu um grande resultado!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

É bom para Portugal termos conseguido levantar o processo de sanções que está a decorrer contra o nosso país. É positivo, Sr.ª Deputada! Portugal, neste momento, ainda está condicionado por esse processo. Recuperámos a autonomia nas nossas prioridades orçamentais. Isto é positivo!
Como a Sr.ª Deputada falou de Espanha, devo dizer que a Espanha fez, durante o período em que VV. Ex.as estavam no governo, aquilo que nós estamos a fazer agora. É por isso que a Espanha tem, de facto, um crescimento muito superior ao nosso!

A Sr.ª Elisa Guimarães Ferreira (PS): - E a Grécia?!

O Orador: - E, já agora, gostava de saber se o Partido Socialista português pensa como o partido socialista espanhol. Sabe o que é que o partido socialista espanhol tem no seu programa? Sabe, Sr.ª Deputada? O objectivo do partido socialista espanhol é o equilíbrio orçamental, é zero de défice. É este o objectivo.

O Sr. António Costa (PS): - Não é não! Está enganado!

A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): - Sr. Primeiro-Ministro, o seu tempo terminou. Conclua, por favor.

O Orador: - Termino já, Sr.ª Presidente.
A Espanha conseguiu resultados que, obviamente, são importantes e significativos, porque há uma diferença: em Espanha eles tiveram o Jose Maria Aznar e em Portugal tivemos António Guterres.

A Sr.ª Elisa Guimarães Ferreira (PS): - E a Grécia?!

O Orador: - Esta foi, infelizmente, a diferença que Portugal está a pagar, e está a pagá-la bem cara.