O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3517 | I Série - Número 063 | 13 de Março de 2004

 

de falta de apoios mas, sim, porque muitas vezes são as próprias escolas que recusam este modelo e que não se sentem à vontade para desencadear processos e projectos sobre este modelo. É tão simples quanto isto!
É nesse sentido que entendo que este ensino de uma cadeira que permita capacitar, promover e formar para o desenvolvimento pessoal e social deve ser uma cadeira que tem de ser obrigatória,…

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - … salvaguardando a liberdade de os pais, relativamente a determinadas matérias, e só em determinadas matérias, ao longo do ciclo de sete anos,…

A Sr.ª Odete Santos (PCP): - Quais?!

O Orador: - … poderem invocar o direito de esses filhos não poderem assistir a uma parte, que será dita e analisada na altura.

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Muito bem!

A Sr.ª Odete Santos (PCP): - Era isso!

O Orador: - Sr.ª Deputada, não me peça aquilo que foi feito há uns anos atrás, que foi, por causa do problema do resultado do referendo ao aborto, inventar-se logo um programa de promoção da saúde e da educação sexual.

A Sr.ª Odete Santos (PCP): - Já estava inventado!

O Orador: - Foi feito à pressão. Eu nestas áreas não faço coisas à pressão.

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Acho que temos de ouvir os especialistas, e tenho ouvido bastantes, dos melhores que temos em Portugal, sobre o que é que deve ser isto.

A Sr.ª Odete Santos (PCP): - Mas olhe que há muitos estudos!

O Orador: - E, portanto, dê-me tempo, porque não faço isso à pressa. Acho que o assunto é suficientemente importante, nobre e decisivo para a formação das novas gerações…

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - … para que nos precipitemos com…

Protestos da Deputada do PCP Odete Santos.

Desculpe, mas o ritmo dos holofotes não me orienta. Pode ter a certeza de que não faço isso. Eu não falo para os holofotes, pode ter a certeza!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

A Sr.ª Odete Santos (PCP): - Pois não, tem é de falar para os alunos!

O Orador: - Acho que o assunto é suficientemente importante para que não haja precipitações.
Agora também lhe posso dizer que, ao fim de um ano, temos uma ideia clara sobre o que é que se quer, mas temos de operacionalizar em termos de conteúdos, em termos de planeamento curricular e, acima de tudo, em termos de inserção na matriz curricular. E é óbvio também que o farei na oportunidade da decorrência da aprovação da lei de bases e da revisão que é necessário ser feita sobre o ensino básico.
Portanto, é neste contexto que estamos já a preparar os conteúdos, as metodologias e os materiais necessários, para que não se adopte uma posição moralista da educação sexual e das outras, mas acima de tudo…