O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4474 | I Série - Número 082 | 30 de Abril de 2004

 

O Sr. Afonso Candal (PS): - Onde estão os dados?!

O Orador: - Estes são dados reais, concretos, que ninguém pode negar!
Em relação às consultas, aumentámos em 530 000.

O Sr. António José Seguro (PS): - Dê-nos os dados!

O Orador: - Em relação aos números, fomos nós que, ao aumentar a oferta de consultas hospitalares, induzimos maior procura de cirurgias, como é óbvio. Porventura, o número ainda vai aumentar, mas vamos reduzir o prazo em que resolvemos o problema das pessoas.

O Sr. Afonso Candal (PS): - Esses são os seus números que ninguém conhece!

O Orador: - Claro que os Srs. Deputados Bernardino Soares e Francisco Louçã têm sempre o fantasma: "Vêm aí os privados!"

O Sr. Francisco Louçã (BE): - Já aí estão!

O Orador: - Sr. Deputados, mais uma vez, ideologia pura! Digam-me um hospital do SNS que esteja privatizado. Desafio-os a dizerem-me apenas um!
Os senhores tentam passar slogans e clichés, pensando que a comunicação social os vai ampliar e que conseguem a adesão da população. Desenganem-se, porque as pessoas não são enganáveis!

O Sr. Afonso Candal (PS): - Esse é que é o seu problema!

O Orador: - As pessoas sabem o que está a passar-se e, portanto, dou um conselho aos Srs. Deputados: antes de falarem sobre estes assuntos, informem-se para saber do que falam.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Peço a palavra, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Sr. Presidente, para defesa da honra da bancada, porque julgo que não temos de admitir que o Sr. Ministro nos trate como se falássemos dos assuntos com completo desconhecimento dos mesmos.

O Sr. Honório Novo (PCP): - É uma verdadeira insolência!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Sr. Presidente, Sr. Ministro da Saúde, sabe qual é o único ponto em relação ao qual pode dizer que falamos do que não sabemos? Continuamos a não saber, porque o Sr. Ministro não nos dá, os dados reais sobre as listas de espera.

Vozes do PCP: - Exactamente!

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Esse é que é o problema! Onde é que estão os dados das listas de espera, por patologia e por hospital, como sempre, há mais de ano e meio, temos vindo a pedir e como até hoje o Sr. Ministro não deu?

O Sr. Honório Novo (PCP): - É uma aldrabice!

O Orador: - Isso é que é falar do que não sabemos. E não sabemos porque o Sr. Ministro não dá!