O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3DEJULHODE2004 5585

Claramente, é preciso que haja mais transparência, mais participação e mais fiscalização; três princí-pios fundamentais de que não abdicamos. É disto que a saúde precisa mas não é o que tem tido em Portu-gal.

Aplausos do PS. A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Patinha

Antão. O Sr. Patinha Antão (PSD): — Sr.ª Presidente, Srs. Deputados: Não é minha intenção ser descortês

para com o Partido Socialista, que o foi relativamente à maioria, mas, tendo em conta a intervenção do Sr. Deputado Luís Carito e a estranheza provocada pela mesma, começo por sublinhar que o Sr. Deputado falou de tudo menos do tema, ou seja, dos vossos projectos de resolução.

O Sr. Luís Carito (PS): — Essa agora! Então não falei do tema?! O Orador: — Marginalmente falou. O Sr. Luís Carito (PS): — Não, não! O Orador: — Antes de entrar na matéria, gostaria de dizer-lhe que Ex.ª está equivocado. O Dr.

Durão Barroso não abandonou o Governo. Vozes do PS, do PCP e do BE: — Ai não?! O Orador: — Quem abandonou o governo foi o Eng.º Guterres, no tempo de VV. Ex.as. Aplausos do PSD e do CDS-PP. Protestos do PS. O Dr. Durão Barroso, com o pleno aplauso e para pleno proveito do País — e é pena que o PS não se

reúna a nós e ao País —, vai exercer o honrosíssimo cargo de Presidente da Comissão Europeia, e o tem-po o confirmará. Fique-se V. Ex.ª com isto que mais não digo, e passemos à matéria em apreço.

Quanto à matéria, Sr. Deputado, devo recordar que, há uns meses, o Partido Socialista realizou umas jornadas parlamentares e anunciou que iria apresentar no Parlamento uma política alternativa de saúde.

Vozes do PSD: — Até hoje! O Orador: — Pensávamos que seria uma coisa séria, isto é, a visão do Partido Socialista

relativamente às reformas fundamentais na saúde. Mas a isto disse nada, e, hoje, este é o último acto daquele anúncio. Estas são as duas últimas iniciativas pífias — pífias, Sr. Deputado! — do Partido Socia-lista…

O Sr. Luís Carito (PS): — O que são pífias?! O Orador: — … relativamente a uma matéria que é fundamental para os portugueses, a eliminação

das listas de espera. O Sr. Vieira de Castro (PSD): — Muito bem! Orador: — Todos os inquéritos de opinião dirigidos aos portugueses apontam a resolução da questão

das listas de espera como o problema número um para as famílias portuguesas. E porque o problema é sério, gostaria de falar-lhe em termos históricos, Sr. Deputado.

diploma para resolver o problema das listas de espera. Fê-lo do princípio ao fim! E, para resolver a situação, face às informações dadas pelo vosso Ministério, segundo o qual havia apenas 75 000 pessoas em lista de espera, considerou que era preciso votar um programa extraordinário de orçamento no valor de 24 milhões de contos por forma a resolver o problema em dois anos. Batalhámos por isto.