O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0033 | I Série - Número 001 | 16 de Setembro de 2004

 

Vozes do PS: - Ah!…

O Orador: - A minha pergunta é muito simples, Sr. Deputado António José Seguro. Segundo aquilo que se ouve de V. Ex.ª, ter-se-á verificado realmente aqui uma alteração, um equívoco dos portugueses ao darem a maioria ao PSD e ao iniciar-se uma outra governação completamente diversa da vossa,…

Vozes do PCP: - Já não falam é do Dr. Durão Barroso!

O Orador: - … e que VV. Ex.as, de harmonia com aquilo que aqui veio dizer, estavam no caminho certo.

Vozes do PS: - Claro que estávamos!

O Orador: - Estavam no caminho certo e agora há este erro de percurso por parte desta maioria.

O Sr. Afonso Candal (PS): - Bem percebido!

O Orador: - Então, por que é que VV. Ex.as se foram embora, se estavam no caminho certo?!

Protestos do PS.

Por que é que o Eng.º Guterres se foi embora?! E não foi só o Eng.º Guterres, porque o Sr. Presidente da República deu-vos a oportunidade de indicarem outro Primeiro-Ministro, VV. Ex.as também se foram embora. Foram todos! Portanto, não se percebe.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Protestos do PS.

Segunda questão: se estava tudo certo, por que é que a União Europeia levantou um processo contra Portugal, com o risco de elevadas sanções, multas e perda de fundos comunitários?!

Protestos do PS.

V. Ex.ª queria que essas sanções fossem sido aplicadas? Queria continuar nesse caminho e deixar que a União Europeia retirasse os fundos a Portugal? Esse é que era o caminho certo?!

Protestos do Deputado do PS José Junqueiro.

E por que é que VV. Ex.as, discordando do caminho que prosseguimos, são desmentidos, relativamente à correcção da sua opção, pela Comissão Europeia, pela OCDE, pelo Fundo Monetário Internacional, pelo Banco de Portugal? Ou seja, VV. Ex.as são desmentidos por todos os que têm credibilidade e não estão a fazer mera política partidária.
V. Ex.ª, perdoe-me, mas foi àquela tribuna fazer um discurso partidário, e só por isso é que tem este "descaramento" de continuar a defender as vossas soluções e de fazer a crítica àquele que é o nosso caminho.
É óbvio que, infelizmente, não foi possível nestes dois anos, chegar onde gostaríamos de ter chegado. É óbvio também que só foi possível chegar aos limites do défice, alienando património do Estado. É verdade! Não era esta a nossa opção, mas a alternativa era a de tributar mais os portugueses, mas também não quisemos ir por aqui.
Já reconhecemos que este não é o caminho certo, que temos de resolver estruturalmente o problema do défice. Mas VV. Ex.as não podem deixar o País na situação em que o deixaram e virem criticar todas as soluções que são, internacionalmente, reconhecidas como boas.

Entretanto, assumiu a presidência a Sr.ª Vice-Presidente Leonor Beleza.

A Sr.ª Presidente: - Sr. Deputado, já esgotou o tempo regimental. Conclua, por favor.