O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0032 | I Série - Número 007 | 30 de Setembro de 2006

 

objectivo de um museu de arte moderna e contemporânea. É evidente que, num museu de arte moderna e contemporânea, importa manter a colecção actualizada e, por isso mesmo, o investimento torna-se necessário, para que não aconteça aquilo que aconteceu ao Museu do Chiado, que, em 1994, perdeu a designação de museu de arte contemporânea, porque todo o seu acervo está centrado até ao ano de 1950.
Por último, o Sr. Deputado referiu ainda que não se sabe exactamente qual o subsídio anual do Ministério da Cultura…

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Quem não sabe é o Governo!

A Oradora: - … relativamente ao funcionamento do Museu. O Ministério da Cultura vai financiar o funcionamento deste Museu exactamente como faz com todos os outros museus que pertencem à rede pública.

O Sr. Pedro Duarte (PSD): - Qual é o valor?!

A Oradora: - Finalmente, o Sr. Deputado não leu bem o articulado do protocolo porque ao Comendador Berardo não compete nomear o Director do Museu, compete, sim, propor a nomeação…

Risos do PSD.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Essa é boa…!

A Oradora: - … ao Conselho de Administração, que poderá ou não aceitá-la.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Duarte.

O Sr. Pedro Duarte (PSD): - Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Rosalina Martins, antes de mais, agradeço as suas questões e devo dizer-lhe que foi com muita satisfação que vi a sua inscrição para pedir esclarecimentos, não só pela consideração pessoal que tenho por si mas, principalmente, porque fiquei com a expectativa e a esperança de poder ver esclarecidas algumas das dúvidas que aqui suscitei.

Protestos do PS.

E perdoe-me mas tenho de confessar-lhe a minha profunda desilusão.
A verdade é que, perante as inúmeras dúvidas e reservas que referi na minha intervenção, nenhuma delas foi verdadeiramente esclarecida, ainda hoje,…

O Sr. Ricardo Rodrigues (PS): - Está a inverter as coisas! Nos pedidos de esclarecimentos não se esclarece!

O Orador: - … pelo que seria de equacionar, com a profundidade e a relevância que julgo dever ser atribuída a esta matéria, a possibilidade de abrirmos espaço a uma renegociação deste acordo, que, manifestamente, na nossa óptica, não defende o interesse nacional.
A Sr.ª Deputada atribuiu-me uma "visão catastrofista" do acordo, mas não é assim, Sr.ª Deputada, é uma visão realista!!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!

O Orador: - E, se reparar, julgo que o Partido Social-Democrata, nesta matéria, é acompanhado pela generalidade das personalidades que se pronunciaram sobre este acordo. Isto pode verificar-se em relação a muitas figuras públicas da nossa sociedade que acompanham esta área da cultura, mas podemos também falar do Presidente do Centro Cultural de Belém, por exemplo, quer do anterior - que se demitiu também, como sabemos, na sequência desta situação - quer do novo, que já suscitou muitas reservas quanto à localização desta mesma Colecção, no seio das salas de exposições do CCB. Mas podemos ainda lembrar, por exemplo, uma mensagem do Sr. Presidente da República sobre esta mesma temática,…

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Muito bem!