20 | I Série - Número: 044 | 2 de Fevereiro de 2007
A Oradora: — Sr. Deputado, lamento (e tenho de dizer-lhe que li com atenção a sua intervenção,…
O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Só se não percebeu!
A Oradora: — … aliás, em grande parte dela cita uma sua intervenção em debate anterior, como bem sabe),…
O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Está a ver…!
A Oradora: — … mas não encontro lá isso que o Sr. Deputado disse. Pode ser defeito meu…
O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Leu, mas não entendeu!
A Oradora: — De facto, o Sr. Deputado fala sobre as alterações do projecto de lei do Partido Socialista, mas não estamos a discutir isso, isso é um ponto que está perfeitamente arrumado.
O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Isso é fundamental!
A Oradora: — Mas o Sr. Deputado diz mais: «(…) é agora ao Sr. Presidente da República que cabe decidir sobre a convocação e a data da realização deste referendo, que leva consigo uma pergunta. Confio em absoluto no critério que o Sr. Presidente da República entender utilizar, certo de que será sempre uma boa decisão»!
O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Com certeza!
A Oradora: — Ó Sr. Deputado, mas não há referendo sem pergunta! Não vale a pena baralharmo-nos: não há pergunta, não há referendo! Lamento que também não tenha gostado nem concordado com a pergunta de 1998,…
O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — É igual!
A Oradora: — … feita — aliás, como sabe — em parceria pelo Professor Marcelo Rebelo de Sousa e pelo Engenheiro António Guterres, nessa altura!
O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Isso foi a marcação do referendo, não foi a pergunta!
A Oradora: — Repito: lamento profundamente.
Agora, Sr. Deputado, quero reafirmar o que afirmei e que é o meu respeito pelas convicções de todas as pessoas sobre esta matéria.
O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Isso é importante!
A Oradora: — Já agora, permita-me que lhe diga também que quero aqui sublinhar a liberdade com que muitos Deputados e Deputadas do PSD se têm posicionado e têm transmitido a sua opinião neste referendo. …
O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Está a ver?!
A Oradora: — Como deve calcular, pessoalmente fico muito satisfeita quando vejo tantas vozes, não só dentro como também fora do Parlamento, que vêm do PSD na defesa do voto no «sim», por isso é esta a explicação que tenho que dar-lhe.
Aplausos do BE.
O Sr. Presidente: — Há ainda duas inscrições para formular pedidos de esclarecimento à Oradora.
Agora, tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Mota Soares.
O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Helena Pinto, há pelos menos uma coisa em que concordo consigo e que é a seguinte: de facto, estamos, neste momento, num processo referendário e num processo destes o mais importante é que os cidadãos, constituídos através de movimentos, participem, façam uma campanha serena, esclarecedora…