23 | I Série - Número: 080 | 5 de Maio de 2007
do e isso é nosso ponto de honra desde o primeiro momento! Ora, isto permite-nos lançar algumas medidas que têm a ver com o desenvolvimento desportivo. O Sr.
Ministro, há pouco, falou e eu gostaria — e permitir-me-á, fazê-lo — de convidar os Srs. Deputados para esta tarde nos acompanharem na abertura do primeiro de 101 campos, que já estão todos adjudicados…
Vozes do PCP: — Já são 101!…
O Orador: — Não, o primeiro de 101, ficam mais 100.
Estão todos adjudicados, têm todos nome e os seus destinatários já os conhecem.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Quantos é que existem?
O Orador: — São 101! Hoje, vai ser aberto o primeiro de 101, sendo que os outros 100 já os seus destinatários os conhecem e vão ser instalados um a um, multidesportivos…
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Quando?
O Orador: — Quando?… Sr. Deputado, esta tarde teremos gosto em recebê-lo, porque vamos abrir o primeiro no Casal da Mira, na Brandoa, Amadora, e um dos primeiros objectivos destes campos de multiusos desportivos é o de criar condições para combinar a dinamização do desporto com a inclusão social, condições para trazer para o nosso país, sobretudo em zonas difíceis, aquilo que foi para muitos dos Srs. Deputados — para mim, foi — um prazer de criança, que é ter áreas desportivas perto de casa, à porta de casa!
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Só perguntámos «quando?»!!
O Orador: — Isso acabou e os senhores sabem que isso acabou! Vamos procurar retomar num investimento que tem, felizmente, a comparticipação e a parceria da Federação Portuguesa de Futebol; custará 1300 milhões de euros, está integralmente garantido…
O Sr. Presidente (António Filipe): — Sr. Secretário de Estado, o seu tempo já terminou. Queira concluir, por favor.
O Orador: — Bom…
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Já não vai poder dizer quando é que são abertos os outros 100!
O Orador: — Se o Sr. Presidente me permitir só mais um minuto…
O Sr. Presidente (António Filipe): — Mas tem de ser breve, para não alongarmos excessivamente a reunião. Seja breve, por favor!
O Orador: — Duas notas sobre outras medidas: saúde e segurança nas instalações. Não vale a pena apelar à prática do desporto para todos se não dermos condições mínimas de dignidade às instalações desportivas das associações e clubes.
Vozes do PCP: — Desde que eles paguem!…
O Orador: — Já foi inteiramente lançado e liquidado um primeiro programa, uma primeira fase, com 600 000 € de financiamento em 82 candidaturas para as diferentes associações e clubes no País. Estamos, agora, numa segunda fase que se iniciou em Janeiro de 2007.
O primeiro relvado de que, o Sr. Deputado falou, foi uma medida tomada com o seguinte objectivo: não vale a pena falarmos em dinamização da prática desportiva se não formos capazes de dar aos portugueses idênticas condições…
O Sr. Presidente (António Filipe): — Sr. Secretário de Estado, peço-lhe que conclua, por favor.
O Orador: — Acabo já, Sr. Presidente.
E aquilo que nós verificámos foi que, ao contrário do que era suposto acontecer, 80 municípios no País não tinham sequer um único campo relvado!
Protestos do PCP.