O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 | I Série - Número: 090 | 1 de Junho de 2007

Aplausos do PS.

… nem fazem juízos prévios baseados em nada sem ouvir as duas partes!!

O Sr. Agostinho Branquinho (PSD): — Mas já fizeram!

O Sr. António Filipe (PCP): — Mas a distrital do PS faz!

O Orador: — Esses juízos que o senhor faz são juízos muito precipitados, para não dizer muito facciosos.
Mas uma coisa lhe digo, Sr. Deputado, como já disse publicamente: neste País ninguém é penalizado profissionalmente em virtude de opiniões ou por graçolas, sejam elas de bom ou de mau gosto!

Aplausos do PS.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Já foi penalizado!

O Sr. Presidente: — Sr. Primeiro-Ministro, já concluiu o seu tempo. Peço-lhe que termine.

O Orador: — Sr. Deputado, quanto a comissários políticos, quero que saiba que a Sr.ª Directora Regional de Educação do Norte não é uma comissária política.

Risos do PSD.

Ela foi nomeada tendo em consideração os seus méritos profissionais.
Sr. Deputado, quanto a comissários políticos talvez fosse bom que o Sr. Deputado explicasse quais são esses comissários políticos de que se queixa o anterior presidente da Câmara Municipal de Lisboa ao nível das nomeações que fez em consequência de pressões do PSD para lugares de adjuntos.

Aplausos do PS.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Ah, isso é que é de Primeiro-Ministro?!…

O Orador: — Já agora, Sr. Deputado,…

O Sr. Presidente: — Sr. Primeiro-Ministro, terá de concluir.

O Orador: — … peço que se refira a isso e que explique também por que é que na origem da queda da coligação está uma nomeação política que o anterior presidente da Câmara Municipal atribui ao facto extraordinário de o Sr. Deputado Marques Mendes querer entrevistar aquele que ia ser nomeado antes da nomeação. Porque disse numa entrevista que tenho aqui e onde se lê: Pergunta: «— Tinha-lhe sido pedido para retirar o nome de Pedro Portugal?» Resposta: «— Sim, tinha-me sido pedido para não ser votado».
Pergunta: «— E por quem? Pelo Dr. Marques Mendes?» Resposta: «— Exactamente, porque havia alguma reflexão a nível partidário a fazer. Queriam falar com ele».
Portanto, Sr. Deputado, temos aqui um procedimento instalado no PSD de «audição prévia» partidária às nomeações nas empresas municipais.

O Sr. Presidente: — Sr. Primeiro-Ministro, já esgotou largamente o seu tempo de resposta.

O Orador: — Penso que o Sr. Deputado, em matéria de comissários políticos deve uma explicação.

Aplausos do PS.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): — Isso é próprio do Primeiro-Ministro?! Que tristeza! Isso é indigno de Primeiro-Ministro!

O Sr. Presidente: — Para defesa da consideração da bancada, tem a palavra o Sr. Deputado Marques Mendes, dispondo de 3 minutos para o efeito.