19 | I Série - Número: 099 | 28 de Junho de 2007
O Orador: — Acalmem-se! Um momento!
O Sr. Presidente: — Queira concluir, Sr. Primeiro-Ministro.
O Orador: — Srs. Deputados, peço a mesma cordialidade que tenho convosco quando vos oiço. Também não gosto, mas oiço em silêncio e educadamente.
O Sr. Honório Novo (PCP): — Então, há pouco não havia tratado e agora já há?!
O Orador: — O Sr. Deputado Honório Novo faz sempre estas cenas de se pôr aos gritos no Parlamento, pensando ele que isso ajuda a sua argumentação! A gritaria nunca ajuda, Sr. Deputado!
O Sr. Honório Novo (PCP): — E a aldrabice também não!
O Orador: — Eu disse apenas que nem os Srs. Deputados do PCP nem os Srs. Deputados do BE conseguiram dizer qual é a posição de cada um sobre o tratado.
Vozes do PCP e do BE: — Qual tratado?!…
O Orador: — Mas eu sei. Os senhores vão dizer: «Nós queremos uma outra Europa».
O Sr. Presidente: — Queira concluir, Sr. Primeiro-Ministro.
O Orador: — Há 30 anos que dizem o mesmo!
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Para uma interpelação à Mesa, tem a palavra o Sr. Deputado Bernardino Soares.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Sr. Presidente, esta interpelação versa justamente o assunto suscitado pelo meu camarada Jerónimo de Sousa.
Em primeiro lugar, não só não ficou decidido o método de inscrição na Conferência de Líderes como expressamente perguntei, apesar de os pedidos de esclarecimento serem formulados em formato diferente do previsto para o debate mensal, se se mantinha a ordem dos líderes partidários na intervenção.
Em segundo lugar, não foi a Mesa que contactou esta bancada para se informar sobre os oradores que iriam intervir, fui eu que liguei para a Mesa a inscrevê-los, e fi-lo com a tranquilidade de quem estava consciente de que o figurino seria o habitual.
Em terceiro lugar, durante dois anos e meio, seguimos aqui um determinado figurino de intervenção dos líderes partidários (que tem um significado político) e, de repente, sem que tal tenha ficado decidido em Conferência de Líderes — antes pelo contrário, na minha perspectiva —, hoje temos um figurino completamente diferente, que tem também, como é evidente, um significado político.
Aplausos do PCP.
O Sr. Presidente: — Sr. Deputado Bernardino Soares, não vamos insistir muito sobre este assunto. A Mesa retirou uma conclusão clara sobre o que foi decidido na Conferência de Líderes, que foi o que aplicámos.
A ordem dos oradores apenas foi referida em relação ao período de encerramento, o que quer dizer que, em relação ao restante debate, o que ficou decidido foi respeitar a ordem de inscrições. Nesse sentido, a Mesa dirigiu-se, através da Sr.ª Deputada Secretária, a V. Ex.ª para receber a inscrição de oradores por parte do PCP, o que foi feito.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Eu é que liguei!
O Sr. Presidente: — Na próxima ocasião, a propósito de matérias congéneres, V. Ex.ª terá de estar mais atento na Conferência de Líderes.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Ó Sr. Presidente!…
O Sr. Presidente: — O Grupo Parlamentar do PCP também terá de ter presente na Mesa o seu membro, que hoje, uma vez mais, está ausente.