40 | I Série - Número: 007 | 4 de Outubro de 2007
o «logo se verá» e o modo é o «há-de chegar um dia»,…
Risos do BE e do PCP.
… porque é o que se passa nesta área, desde a autoridade metropolitana dos transportes à política tarifária.
O ponto essencial aqui é aquele a que o Sr. Deputado e a sua bancada não responderam. Valorização do passe social ou não? Bilhete único intermodal ou não? Estas são as perguntas concretas que os utentes, as cidadãs e os cidadãos, gostavam de ver respondidas. E a isto o Partido Socialista nada diz, vai adiando decisões, e quer que, neste exercício de uma certa soberba política, reconheçamos alguns pequenos passos positivos dados aqui ou além. Mas o que é que isso tem a ver com o programa eleitoral do Partido Socialista ou com o Programa do Governo? O que é que isso tem a ver com compromissos que já aqui foram datados por membros do Governo e já se passaram seis meses, um ano, ano e meio dessa data, sendo alguns deles já anunciados para dois anos depois? Era a isto que o Partido Socialista deveria ter respondido e não criticar a nossa iniciativa por debilidades de aprofundamentos vários e por estudos, um pouco escrutinados pelo Sr. Deputado Miguel Coelho. Mas, enfim, não resistirão a uma comparação, na hora em que a pudermos fazer. E essa hora seria, desejavelmente, a de um debate na especialidade, com todos os estudos, com todos os aprofundamentos, mas na direcção certa: a revalorização do passe social, o bilhete único intermodal e todo um conjunto de medidas que são absolutamente necessárias na área da mobilidade, que é cada vez mais um direito democrático dos cidadãos e uma condição essencial das políticas ambientais. A isto, hoje, aqui, disse o Partido Socialista coisa nenhuma; disse o Sr. Deputado Miguel Coelho nada ao Bloco de Esquerda.
Aplausos do BE.
O Sr. Presidente: — Sr.as e Srs. Deputados, chegámos ao fim dos nossos trabalhos de hoje.
A próxima sessão plenária realizar-se-á amanhã, quinta-feira, dia 4, às 15 horas, com declarações políticas, a discussão conjunta do projecto de resolução n.º 227/X — Aprova a iniciativa «Software livre no Parlamento» (PCP) e do projecto de Lei n.º 397/X — Cria o Conselho Nacional para as Tecnologias da Informação e da Comunicação (PCP), a apreciação do projecto de lei n.º 10/X — Estabelece o direito de consumir local (Os Verdes) e a apreciação da proposta de resolução n.º 62/X — Aprova a Convenção do Conselho da Europa relativa à Luta contra o Tráfico de Seres Humanos, aberta à assinatura em Varsóvia, a 16 de Maio de 2005.
Haverá votações no final do debate.
Informo os Srs. Deputados que se realiza hoje, pelas 19 horas, na Sala do Senado, um concerto sobre a música do grande compositor Fernando Lopes Graça.
Está encerrada a sessão.
Eram 17 horas e 45 minutos.
Srs. Deputados que entraram durante a sessão:
Partido Socialista (PS):
José Augusto Clemente de Carvalho
Manuel António Gonçalves Mota da Silva
Ricardo Manuel Ferreira Gonçalves
Partido Social Democrata (PSD):
Domingos Duarte Lima
José Eduardo Rego Mendes Martins
José Pedro Correia de Aguiar Branco
Maria Helena Passos Rosa Lopes da Costa
Zita Maria de Seabra Roseiro
Srs. Deputados não presentes à sessão por se encontrarem em missões internacionais:
Partido Socialista (PS):
Ana Catarina Veiga Santos Mendonça Mendes
Esmeralda Fátima Quitério Salero Ramires
João Barroso Soares
José Eduardo Vera Cruz Jardim