24 | I Série - Número: 027 | 15 de Dezembro de 2007
A Sr.ª Helena Pinto (BE): — No litoral é tudo pago?
O Sr. Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações: — Sr.ª Deputada, no litoral, 90% desses 110 km serão portajados. É essa a política deste Governo relativamente a essa matéria, e espero que ela fique muito clara, Sr.ª Deputada.
Para terminar, queria ainda dizer o seguinte: sobre este modelo, o que fica claro, mais uma vez, por parte do Partido Social Democrata é o seu ziguezague político.
Aplausos do PS.
O Sr. Deputado diz: «nós somos profundamente contra este modelo»! Pois, ontem, foi publicado, em Diário da República, um diploma aprovado pelos Deputados do Partido Social Democrata da Madeira no qual adoptam integralmente este modelo.
O Sr. Jorge Costa (PSD): — E os estudos?!
O Sr. Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações: — Olhe, Sr. Deputado, adoptam a contribuição de serviço rodoviário como financiamento; adoptam a neutralidade fiscal como política; adoptam a Estradas da Madeira, SA, como processo.
O Sr. Jorge Costa (PSD): — Nós não estamos na Madeira, estamos aqui!
O Sr. Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações: — Sr. Deputado, são contra ou são a favor?! São contra ou são a favor, Sr. Deputado?! Expliquem aos portugueses!
O Sr. Jorge Costa (PSD): — Os estudos!
O Sr. Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações: — Aliás, isto faz lembrar a questão das portagens, em que os Srs. Deputados dizem: «Queremos introduzir portagens nas SCUT». Mas, localmente, vemos os mesmos Deputados a dizer: «Somos contra a introdução de portagens nas SCUT».
O Sr. Jorge Costa (PSD): — Discriminação positiva!
O Sr. Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações: — Expliquem aos portugueses qual é a vossa posição!
O Sr. Presidente (António Filipe): — Sr. Secretário de Estado, queira concluir.
O Sr. Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações: — Srs. Deputados, eu diria que o título do livro do vosso Presidente, intitulado Coragem de mudar, devia ser «Coragem de ser coerente»!
Aplausos do PS.
O Sr. Deputado do CDS disse que o esforço deste Governo era grande. Tem toda a razão, Sr. Deputado! O esforço deste Governo é grande,…
Risos do CDS-PP.
… é enorme, em criar uma moderna e eficiente rede de acessibilidades com uma cobertura nacional,…
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Não conseguem!