16 | I Série - Número: 033 | 11 de Janeiro de 2008
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente (Manuel Alegre): — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado José Manuel Ribeiro.
O Sr. José Manuel Ribeiro (PSD): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Manuel Pizarro, de facto, sou Presidente da Assembleia Municipal de Anadia e o Sr. Deputado fique certo do seguinte: enquanto Presidente da Assembleia Municipal e enquanto Deputado, o meu trabalho, a minha função é defender as populações e os seus interesses.
Aplausos do PSD.
É pena que o Sr. Deputado Manuel Pizarro se esqueça que, nesta Câmara, está a representar o povo português — preferiu fazer antes de «advogado de defesa» do Governo, mas falhou! É que, de tudo o que disse, esqueceu-se de referir que o Governo não respeitou a opção técnica, porque o estudo refere claramente que, primeiro, testam-se as alternativas e, a seguir, passa-se para a implementação.
O Governo não respeitou este ponto, o que é um erro, Sr. Deputado!
Aplausos do PSD.
Sei que errar é humano, tal como governar é humano. Só que este Governo já exagera no erro: isto já não é humano, é muito pior!
Vozes do PSD: — É desumano!
O Sr. José Manuel Ribeiro (PSD): — Sim, é desumano! O erro que estão a cometer é demasiado evidente. Só os senhores, que estão de pouca boa fé neste processo, é que não querem ver! O Sr. Deputado não vê que esta situação está a prejudicar claramente as populações? Sr. Deputado, quando se comete um erro, só há uma solução: assumi-lo e rectificá-lo, voltando atrás na decisão.
Vozes do PSD: — Muito bem!
O Sr. José Manuel Ribeiro (PSD): — E, neste caso concreto, sabe qual é a decisão? É reabrir os serviços de urgência que encerraram inexplicavelmente.
Aplausos do PSD.
Talvez tenha menos idade do que o senhor — tenho, certamente —, mas já aprendi, há muitos anos, que recuar, por vezes, quando não se tem razão, não é cobardia. Recuar, nestes casos, até é demonstração de coragem.
Vozes do PSD: — Muito bem!
O Sr. José Manuel Ribeiro (PSD): — Digo-lhe mais: manter o erro não é demonstração de força mas, sim, de fraqueza.
O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): — Muito bem!
O Sr. José Manuel Ribeiro (PSD): — Fraqueza de quem não respeita nada nem ninguém;…
Vozes do PSD: — Muito bem!
O Sr. José Manuel Ribeiro (PSD): — … fraqueza de quem é indiferente perante os direitos dos portugueses; fraqueza de quem está confuso e baralhado.
O Sr. Presidente (Manuel Alegre): — Queira concluir, Sr. Deputado.
O Sr. José Manuel Ribeiro (PSD): — Sr. Deputado Manuel Pizarro, esperava mais de si, esperava mais coragem e menos demagogia.
Aplausos do PSD.