43 | I Série - Número: 034 | 12 de Janeiro de 2008
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Estão ainda a ver como se aplicam as estatísticas!
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Há, pois, um duplo aspecto, que é fundamental, e há outros aspectos que o Governo tem de ter em atenção.
Por exemplo, quando lemos o programa e vemos que para os jovens este se aplica a partir dos 18 anos, temos sérias dúvidas sobre os efeitos práticos de uma situação destas. Este programa que certifica diplomas a partir dos 18 anos sem garantia de experiência profissional, só tendo como critério a idade mínima de 18 anos, é algo que nos suscita sérias dúvidas sobre a sua qualidade. Isto não quer dizer, repito, que não estejamos de acordo com o programa e que não possamos colaborar com o mesmo,…
O Sr. Presidente (Guilherme Silva: — Faça favor de concluir, Sr. Deputado.
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — … agora, o que preconizamos é que o Governo deixe de trazer para a Assembleia meras estatísticas, quando, na realidade, estamos a falar de uma questão que não é meramente estatística mas de qualidade, porque estamos a falar de educação, de formação e de qualificação profissional.
Aplausos do PSD.
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Tem a palavra o Sr. Deputado Bravo Nico.
O Sr. Bravo Nico (PS): — Sr. Presidente, Srs. Deputados: No rescaldo deste debate, ficam aqui três notas que me parecem extremamente importantes, a primeira das quais, e que penso ser a essência daquilo que estamos aqui a discutir, tem a ver com algo que o Sr. Deputado Pedro Duarte referiu ao de leve, o Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do QREN.
O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Eu, não!
O Sr. Bravo Nico (PS): — Pois vamos falar 1 minuto sobre o QREN.
VV. Ex.as sabem que a barragem de Alqueva custou 435 milhões de euros?! Sabem que o aeroporto internacional de Lisboa, que hoje foi aqui discutido, vai orçar em 3200 milhões de euros?! Pois ficam a saber que o Programa Operacional Potencial Humano, que tem a ver com a qualificação das pessoas, vale 8867 milhões de euros, o que significa que este Governo do Partido Socialista atribui à educação, qualificação e formação dos portugueses a importância de 20 barragens de Alqueva e de quase 3 aeroportos internacionais de Lisboa.
Aplausos do PS.
Protestos do PCP e do BE.
A Sr.ª Ana Drago (BE): — Estamos siderados!
O Sr. José Eduardo Martins (PSD): — Patética demagogia!
O Sr. Bravo Nico (PS): — Segunda nota: não posso deixar de registar aqui o silêncio do líder da bancada parlamentar do Partido Social Democrata.
Risos do PSD.
Depois da sua intervenção no debate mensal de Dezembro, todos pensávamos que a mensagem então transmitida iria ser, novamente, protagonizada pelo líder, o Sr. Deputado Pedro Santana Lopes.
O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): — Ah! Agora, também querem escolher isso?! Não faltava mais nada!
O Sr. Bravo Nico (PS): — Registamos apenas que a mensagem do Sr. Deputado Pedro Santana Lopes é exactamente a do Partido Comunista Português e a do Bloco de Esquerda, o que significa que estamos, neste momento, perante duas mensagens no PSD: a do Sr. Deputado Pedro Santana Lopes, de Dezembro, de acordo com a história do PSD nesta matéria, e uma mensagem mais suave, mais integradora, mais compreensiva e mais construtiva, que foi aquela que hoje foi aqui deixada pelos Srs. Deputados Pedro Duarte e Fernando Antunes. Não deixamos de registar isto e não deixamos de lamentar que a visão mais retrógrada do PSD seja a visão mais elitista, mais conservadora, mais de acordo com as teorias neoliberais e conservadoras que VV. Ex.as aqui protagonizam.