44 | I Série - Número: 034 | 12 de Janeiro de 2008
Aplausos do PS.
Protestos do PSD e do PCP.
O Sr. António Filipe (PCP): — É preciso ter topete!
O Sr. Bravo Nico (PS): — Terceira nota deste debate: este programa corresponde a uma política que tem, no centro de gravidade, os valores, os princípios do Partido Socialista, designadamente o valor da igualdade de oportunidades. Os Srs. Deputados riem-se da igualdade de oportunidades, mas…
O Sr. José Eduardo Martins (PSD): — Não! É mesmo de si!
O Sr. António Filipe (PCP): — Os senhores é que se riem! Passaram o debate todo a rir!
O Sr. Bravo Nico (PS): — … tive oportunidade de contactar com muitos adultos, com muitos centros Novas Oportunidades e tenho aqui alguns registos das pessoas reais que estão nesses centros. E, para aqueles Srs. Deputados que se riem e que desqualificam, que descredibilizam, que desconfiam, que têm preconceito em relação a estas realidades, permitam-me que dê dois testemunhos reais, de dois cidadãos portugueses.
Vozes do PS: — Ouçam!
O Sr. Bravo Nico (PS): — «O processo Novas Oportunidades também garante que nos devolveu a dignidade e a capacidade de voltarmos a sonhar» — jornal Expresso do dia 5 de Janeiro deste ano.
O Sr. António Filipe (PCP): — O Sr. Deputado está é a delirar!
O Sr. Bravo Nico (PS): — A uma cidadã de Estremoz, presente num júri de validação em que eu próprio participei,…
Vozes do PSD e do CDS-PP: — Ah!
O Sr. Bravo Nico (PS): — … quando lhe perguntei o que gostaria de dizer às pessoas que desqualificam o seu esforço e o seu sacrifício,…
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Aqui, nesta bancada, ninguém faz isso!
O Sr. Bravo Nico (PS): — … disse-me: «Diga a essas pessoas para trocarem de lugar connosco e experimentarem, na sua pele, os sacrifícios e os esforços que tivemos de fazer para conciliar o trabalho com a família, para frequentar a escola, para voltar a ter sonho e esperança na vida».
Aplausos do PS.
Igualdade de oportunidades, direito à educação, justiça social, igualdade de direitos, exigência e responsabilidade, que corresponde a mais democracia,…
O Sr. António Filipe (PCP): — Não seja demagogo!
O Sr. Bravo Nico (PS): — … mais participação, mais espírito crítico, que é o que vos assusta…
Vozes do PCP: — Não, não!
O Sr. Bravo Nico (PS): — … e do que têm medo — estamos a construir uma sociedade mais democrática, mais justa e mais livre.
O Sr. Presidente (Guilherme Silva): — Faça favor de terminar, Sr. Deputado.
O Sr. Bravo Nico (PS): — Para terminar, Sr. Presidente, uma última nota: estamos, de facto, numa autoestrada, Sr. Deputado Fernando Antunes, mas numa auto-estrada em que estamos todos, cidadãos, empresários, sindicatos, professores, escolas, toda a gente. E, nesta auto-estrada, que tem um sentido em direcção ao nosso progresso, quem é que encontramos em contramão, em rota de colisão?