32 | I Série - Número: 039 | 25 de Janeiro de 2008
que compete aos políticos: aos políticos o que é dos políticos, aos accionistas o que é dos accionistas.
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — E o que é dos políticos, Sr. Deputado, é o sistema de supervisão.
A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — Muito bem!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — E esse tem de ser verdadeiramente escrutinado neste Parlamento,»
Aplausos do CDS-PP.
» para que funcione melhor e para que tenhamos tambçm o mercado a funcionar melhor. É precisamente isso que pretendemos. Não pretendemos pôr em causa a existência de uma economia de mercado, o nosso objectivo é bem outro! Ponderámos tanto esta iniciativa que sabíamos que da parte do Bloco de Esquerda existiria o discurso que ouvimos há pouco.
O Sr. Luís Fazenda (BE): — Nós até votaremos a favor!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Mas, mesmo assim, vale a pena pelo apoio que dão à nossa iniciativa, porque ela é extraordinariamente relevante para que possamos ter um mercado transparente e que funcione.
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Para que o mercado seja transparente e funcione, como nós sempre defendemos, temos de ter entidades de supervisão que actuem de um modo correcto.
Com toda a sinceridade, deixe-me acrescentar o seguinte: com responsáveis da supervisão que demoram sete anos a actuar — repito, sete anos a actuar — , se calhar, aplicando os princípios do Partido Socialista, eles deveriam ir para a mobilidade e não intervir como intervêm, neste momento, no mercado.
Aplausos do CDS-PP.
O Sr. Presidente: — Para uma declaração política, em nome do Grupo Parlamentar do PSD, tem a palavra o Sr. Deputado Ricardo Martins.
O Sr. Ricardo Martins (PSD): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: De uma forma deliberada, programada e com uma execução sistematizada, o Governo está a matar o interior de Portugal.
A Sr.ª Maria Ofélia Moleiro (PSD): — É verdade!
O Sr. Ricardo Martins (PSD): — Subo hoje a esta tribuna para denunciar, em concreto, a política de marginalização e abandono social a que este Governo socialista tem votado o distrito de Vila Real.
Este Governo socialista tem sido mesmo o campeão da injustiça, da clivagem social e territorial, da desertificação, da insensibilidade social, do autoritarismo e da mentira.
É o Governo da injustiça e da clivagem social e territorial. Lembro apenas que, em três anos de governação socialista, o distrito perdeu mais de 130 milhões de euros de verbas inscritas em PIDDAC, face a igual período de governação PSD/CDS-PP, e o PIDDAC regionalizado para 2008, ao recuar a valores de 1999, será mesmo o pior dos últimos 10 anos.
O Sr. Luís Montenegro (PSD): — Bem lembrado!