17 | I Série - Número: 043 | 2 de Fevereiro de 2008
A Sr.ª Isabel Coutinho (PS): — Não podemos confundir duas realidades diferentes. Os bolseiros que estão em formação devem ter o respectivo apoio do Estado…
O Sr. Miguel Tiago (PCP): — Gostava de a ver a dar aulas com uma bolsa!…
A Sr.ª Isabel Coutinho (PS): — … para que, depois, possam seguir as suas carreiras de investigadores. E é isso, efectivamente, o que estamos a fazer.
O Sr. Deputado Bravo Nico apresentou números que não são aleatórios, são resultados deste Governo, que, com a atracção de investimento estrangeiro, com o programa Novas Oportunidades, com a inserção dos doutorados no mundo do trabalho, quer no mundo privado, nas empresas, quer ao nível das carreiras universitárias, está efectivamente a resolver este problema. É lógico que ainda há trabalho a fazer,…
O Sr. João Oliveira (PCP): — Está tudo por fazer!
A Sr.ª Isabel Coutinho (PS): — … há irregularidades que têm de ser fiscalizadas, mas este é o nosso compromisso.
A terminar, relembro que fomos nós que aprovámos e pusemos em prática o subsídio de desemprego para os professores universitários,…
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Depois de rejeitarem várias vezes!
O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): — A saca-rolhas!
A Sr.ª Isabel Coutinho (PS): — … pois era uma situação que existia há muito tempo para resolver e fomos nós que a resolvemos.
Aplausos do PS.
Dirigindo-me, agora, aos bolseiros que estão presentes nas galerias, gostava de dizer que o compromisso do Partido Socialista convosco —…
O Sr. Miguel Tiago (PCP): — Os vossos compromissos não valem nada!
A Sr.ª Isabel Coutinho (PS): — … e vamos cumpri-lo — será o de encontrar as melhores soluções para que vocês tenham as melhores condições de trabalho.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, tem a palavra a Sr.ª Deputada Ana Drago.
A Sr.ª Ana Drago (BE): — Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Isabel Coutinho, a argumentação que aqui apresentou seguida da argumentação do Deputado Bravo Nico é absolutamente indescritível.
O PS assume na discussão de hoje que, em termos de sensibilidade social, está à direita do PSD e do CDS.
Protestos do PS.
Os senhores rejeitam começar, hoje e aqui, a resolver um problema que todo o País tem consciência que existe. Isto é, o recurso abusivo a bolseiros para aquilo que são necessidades permanentes das unidades de investigação é inaceitável, é fazer investigação científica com recursos humanos baratinhos, mas é uma injustiça social.