38 | I Série - Número: 058 | 13 de Março de 2008
Não, Sr. Deputado. E sabe porquê? Foram dizer, sim, que andam a ser achincalhados há três anos, que a política não os dignifica,…
Vozes do PSD: — É verdade!
O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): — … que este Governo não tem dignificado a carreira!
Vozes do PSD e do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): — O Sr. Deputado falou de transparência e de rigor?! Onde, Sr. Deputado?! No estatuto do aluno, onde não há faltas?! No fim dos exames?! No facilitismo para as pessoas obterem resultados no final do ano?! Não! Isto é tudo menos transparente e rigoroso.
O Sr. Deputado devia explicar melhor a questão da avaliação de desempenho dos professores. E não vale a pena fazer de conta que o resto da Europa não existe, porque existe, e com quem nós devíamos aprender.
O Governo devia, pois, estar a aproveitar este tempo para perceber porque é que desenvolveu um modelo de avaliação que nenhum dos nossos parceiros europeus tem, sobretudo aqueles que nos deviam servir de referência.
Vozes do PSD: — Muito bem!
O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): — A pergunta que lhe deixo é, pois, a seguinte: porque é que os senhores não seguem as melhores práticas? Sr. Deputado — e com isto termino —, não se trata de recuar ou de não recuar ou de medir o passo, se foi na semana passada ou ontem; trata-se, sim, de voltar a colocar bom senso na política educativa,…
Vozes do PSD: — Muito bem!
O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): — … bom senso nas escolas, porque, infelizmente, o senhor e esta Ministra da Educação, de quem o senhor é porta-voz, têm sido incapazes de colocar o bom senso nas escolas.
Aplausos do PSD.
O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Bravo Nico.
O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — Será que vai falar na avaliação de desempenho?!
O Sr. Bravo Nico (PS): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Emídio Guerreiro, também necessitava de alguma clarificação no sentido de saber qual foi a corrente do seu partido que representou na sua intervenção,…
O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): — Só há uma!
O Sr. Bravo Nico (PS): — … se a corrente do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Rio, se a corrente oficial da liderança do PSD, se a corrente da liderança da bancada do PSD ou se, eventualmente, uma putativa corrente da sua própria liderança ao PSD. Temos de saber!
Aplausos do PS.
O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): — Fale de educação!