19 | I Série - Número: 061 | 19 de Março de 2008
O Sr. José Miguel Gonçalves (Os Verdes): — … concluo de imediato, Sr. Presidente —… e, segundo, qual a verba que está a ser actualmente despendida pelo Ministério da Educação no aluguer destes contentores.
Por último, pergunto à Sr.ª Ministra para quando o fim da utilização destas situações provisórias nas escolas do 1.º ciclo.
A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Muito bem!
O Sr. Presidente (Manuel Alegre): — Para responder, tem a palavra a Sr.ª Ministra. Dispõe de 3 minutos.
A Sr.ª Ministra da Educação: — Sr. Presidente, Sr. Deputado José Miguel Gonçalves, não se preocupe com o meu descanso porque estou aqui para debater as políticas educativas, e faço-o com muito gosto.
Protestos do BE.
Gostava de dizer à Sr.ª Deputada Ana Drago o seguinte: irresponsabilidade é mesmo nada fazer, Sr.ª Deputada, nada fazer. É deixar tudo na mesma: crianças do 1.º ciclo sem refeições, sem transporte escolar, abandonadas à sua sorte em escolas isoladas. É nada fazer para combater o insucesso!
Aplausos do PS.
É não valorizar o ensino profissional, é não dar condições às escolas para que possam diversificar a sua oferta formativa, é não resolver os problemas da acção social escolar, é não concretizar a escola a tempo inteiro. Isso é irresponsabilidade!
O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — O Ministro Santos Silva deve estar coradíssimo!
A Sr.ª Ministra da Educação: — É nada fazer, é deixar as escolas entregues a si mesmas, sem recursos, sem orientação, sem condições para cumprir a sua missão de escola pública, de combate às desigualdades de oportunidades, de combate às desigualdades sociais.
Vozes do PS: — Muito bem!
A Sr.ª Ministra da Educação: — Gostaria, ainda, de, voltando atrás, responder ao Sr. Deputado Diogo Feio, pois há pouco não tive oportunidade para o fazer, que fez uma defesa da escola privada.
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Não, não!
A Sr.ª Ministra da Educação: — Gostaria de lhe dizer que eu não desisto da escola pública!
Aplausos do PS.
Não desisto de aumentar a qualidade da escola pública. Não transfiro os recursos que estão actualmente nas escolas públicas que herdámos e que são património do sistema educativo, tal como o são as escolas privadas, mas não desisto de elevar a qualidade da nossa escola pública.
Protestos do Deputado do CDS-PP Diogo Feio.
Os resultados da IGE e as melhorias na eficiência e no funcionamento das escolas dão bem conta daquilo que tem sido o esforço das escolas, dos conselhos executivos e dos próprios professores em responder àquilo que é hoje a exigência de um serviço público de qualidade na área da educação.