36 | I Série - Número: 061 | 19 de Março de 2008
Protestos do PCP.
O Sr. João Oliveira (PCP): — Vocês é que sacodem a água do capote muito rapidamente!
A Sr.ª Ministra da Educação: — … mas, na nossa visão, é muito importante o envolvimento das autarquias e a criação de um espaço de participação verdadeiramente qualificado. Valorizamos também a participação dos sindicatos,…
O Sr. Presidente (Manuel Alegre): — Queira concluir, Sr.ª Ministra.
A Sr.ª Ministra da Educação: — … como valorizamos a participação de outros parceiros, como o Conselho das Escolas, os pais, etc.
O Sr. Presidente (Manuel Alegre): — Faça favor de terminar, Sr.ª Ministra.
A Sr.ª Ministra da Educação: — Os sindicatos — e gostava de responder à Sr.ª Deputada Fernanda Asseiceira —…
O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — A Sr.ª Deputada não perguntou nada!
A Sr.ª Ministra da Educação: — … têm um papel na defesa das condições de trabalho e dos interesses dos professores, mas não resumem tudo o que respeita à política educativa.
Muito obrigada, Sr. Presidente. Peço desculpa por ter excedido o tempo.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente (Manuel Alegre): — Segue-se mais uma ronda de pedidos de esclarecimento.
Tem a palavra, em primeiro lugar, o Sr. Deputado Pedro Duarte.
O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Sr. Presidente, Sr.ª Ministra da Educação, neste debate verificamos uma curiosidade: perante a situação de absoluta instabilidade e o clima de confronto generalizado que hoje se vive no nosso sistema de ensino, a Sr.ª Ministra, na intervenção que aqui nos trouxe, ignorou estoicamente a realidade em que está inserida.
A situação em que vivemos hoje em dia é, pois, a seguinte: uma Ministra barricada no seu gabinete, na Avenida 5 de Outubro, e cá fora os milhares de escolas portuguesas a terem de se confrontar diariamente com os problemas que o Ministério lhes foi causando.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Só sai para ir ao Pavilhão do Académico!
O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Mesmo perante um conjunto significativo de perguntas que lhe foram já colocadas, a Sr.ª Ministra mantém-se impávida e serenamente a ignorar a realidade que a envolve.
Portanto, Sr.ª Ministra, gostaria de desafiá-la a fazer uma pergunta a si própria: o que é que o País esperará de um membro do Governo que se encontra na sua situação hoje, aí sentado, a responder perante o Parlamento? Esperará uma Ministra que ignora os problemas que vivemos actualmente no nosso sistema de ensino? E quando digo «País» não o confundo com os sindicatos, nem sequer com os professores. Refiro-me aos pais e aos avós…
Vozes do PS: — Ah!
O Sr. Pedro Duarte (PSD): — … de tantos e tantos alunos que estão a esta hora nas escolas do nosso país.