40 | I Série - Número: 061 | 19 de Março de 2008
O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Não há mais?! São só esses?!
A Sr.ª Ministra da Educação: — Não são só esses. Esses são alguns dos exemplos que aqui trouxe, mas certamente terá oportunidade de reler a minha intervenção e de constatar quais considero serem os problemas do sistema educativo, para cuja resolução este Governo deu um contributo decisivo.
O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Tem-se visto!
A Sr.ª Ministra da Educação: — Ao Sr. Deputado José Paulo Carvalho gostava de dizer o quanto lamento que de nenhuma das bancadas, nem da do CDS, tenha ouvido uma palavra de respeito, uma palavra favorável relativamente ao trabalho que as escolas estão a fazer neste momento para concretizar a avaliação.
Aplausos do PS.
O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — Isso é demagogia!
A Sr.ª Ministra da Educação: — Só são aqui trazidos os casos ridículos, apoucando as escolas, diminuindo e caricaturando o seu trabalho! O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — Não é verdade! Responda!
A Sr.ª Ministra da Educação: — O Sr. Deputado perguntou se a situação está bem… O que lhe pergunto também é se considera que estava bem.
O que é que estava bem?!
O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — Nós é que perguntamos! A Sr.ª Ministra responde!
A Sr.ª Ministra da Educação: — Era o anterior modelo de avaliação, que era uma espécie de ficção de avaliação?!
O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Ele foi criado pelo seu colega de Governo que está sentado ao seu lado!
A Sr.ª Ministra da Educação: — Era a progressão automática?!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Quem pergunta somos nós!
A Sr.ª Ministra da Educação: — Era uma avaliação com total indiferenciação?! Antes do decreto regulamentar da avaliação de desempenho docente estava tudo bem, estava tudo óptimo?!
Protestos do Deputado do PSD Pedro Duarte. Foi este decreto regulamentar que veio estragar aquilo que estava tão bem?! Estava tão bem o insucesso escolar, a avaliação de desempenho, a progressão automática… E agora não está bem… Lamento que não haja uma palavra a favor do trabalho que as escolas estão a fazer.
Respondo agora ao Sr. Deputado Bruno Dias sobre a Parque Escolar EPE. O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — Lamento que não me responda!
A Sr.ª Ministra da Educação: — Ainda tenho esperança de ouvi-los voltar atrás relativamente a todas as insinuações que agora fazem ao trabalho da Parque Escolar.