42 | I Série - Número: 061 | 19 de Março de 2008
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Exactamente!
O Sr. Honório Novo (PCP): — Se não for verdade, desminta-me! E a senhora diz agora, reconfirmando esta verdade, que se há-de arranjar o dinheiro! Mas onde, Sr.ª Ministra? Vai pedi-lo emprestado a quem? Ao «tio Patinhas»?
Protestos do PS.
Ao Banco Mundial? Ou vai pedi-lo emprestado ao Ministro das Finanças? Sr.ª Ministra, coloco-lhe uma última questão, que também tem que ver com o QREN.
Os objectivos integrados nas cartas educativas visam construir os equipamentos até 2010! Os objectivos que a senhora aprovou nas cartas educativas! Mas no QREN os objectivos de construção inscritos vão até 2015! Como é que a Sr.ª Ministra resolve esta diferença de cinco anos? A quem é que vai pedir ajuda? Onde é que vai antecipar verbas?
O Sr. Presidente (Manuel Alegre): — Queira terminar, Sr. Deputado. Já ultrapassou largamente os 2 minutos de que dispunha.
O Sr. Honório Novo (PCP): — Termino, Sr. Presidente, perguntando ironicamente à Sr.ª Ministra se, para resolver este problema, vai pedir ajuda a um professor titular de Matemática!
Aplausos do PCP.
O Sr. Presidente (Manuel Alegre): — Informo a Câmara que, por uma questão de organização dos trabalhos, esta nova ronda será composta por quatro perguntas, em vez de três, uma delas com a duração de apenas meio minuto, que é o tempo de que dispõe o Grupo Parlamentar de Os Verdes.
Tem a palavra o Sr. Deputado Emídio Guerreiro.
O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): — Sr. Presidente, Sr.ª Ministra da Educação, ouvimos hoje um conjunto de Deputados do Partido Socialista a procurarem tipificar e espartilhar aquelas que vão sendo as opiniões dos partidos da oposição, só que esqueceram-se de somar a essas vozes as vozes dos professores e as vozes que dentro da bancada do Partido Socialista, dentro das hostes socialistas…
Vozes do PSD: — Muito bem!
O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): — … vão engrossando todo este rol de acusações sobre um modelo que não funciona.
Os senhores esqueceram-se, designadamente, de comentadores ligados ao Partido Socialista, de alguns Deputados do Partido Socialista, de alguns ex-Deputados do Partido Socialista e de alguns ex-Ministros do Partido Socialista…
O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Exactamente!
O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): — Enfim, existe um conjunto de militantes socialistas que, pelos vistos, foi esquecido de repente, facto que registamos.
O que sabemos, Srs. Deputados, é que, de facto, o modelo não funciona, e não funciona porque não tem condições para funcionar: está mal criado, foi mal nascido e, portanto, não tem qualquer possibilidade de funcionar! Queria fazer três comentários, três perguntas concretas à Sr.ª Ministra.