O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20 | I Série - Número: 076 | 26 de Abril de 2008

A Sr.ª Paula Nobre de Deus (PS): — E sabe porquê, Sr. Deputado? Na altura, interessava-lhe concorrer e ter acesso aos fundos comunitários por Portalegre, porque sabia perfeitamente que tinha vantagens nisso!

O Sr. José Soeiro (PCP): — Isso é conversa!

A Sr.ª Paula Nobre de Deus (PS): — Agora, Sr. Deputado, como julga que, de alguma forma, pode ficar preterido, quer alterar a sua situação, contra tudo e contra todos.
Mas saiba o Sr. Deputado que esta alteração em nada prejudica a população de Mora — é isto que deve saber esta Câmara e é isto que deve saber a população de Mora!

Aplausos do PS.

Essa manipulação que os senhores estão a fazer em nada beneficia a qualidade de vida das pessoas que vivem em Mora.

O Sr. José Soeiro (PCP): — E a região de turismo?

A Sr.ª Paula Nobre de Deus (PS): — Não estamos a falar da região de turismo. Não nos distraia, Sr. Deputado José Soeiro! Ouvi muito bem o que o Sr. Deputado quis dizer e o que lhe pergunto é o seguinte: em que é que a população de Mora fica preterida em relação a qualquer habitante do distrito de Évora pelo facto de estar noutra NUT? Em nada, Sr. Deputado!

O Sr. José Soeiro (PCP): — Não tem razão!

A Sr.ª Paula Nobre de Deus (PS): — No que se refere aos serviços de saúde, o concelho de Mora tem acesso ao Hospital do Espírito Santo de Évora; em relação à educação, está integrado na Direcção Regional de Educação do Alentejo; e é gerido da mesma forma que todos os outros concelhos.

Vozes do PS: — Muito bem!

A Sr.ª Paula Nobre de Deus (PS): — As populações de Vendas Novas e de Mora têm exactamente os mesmos benefícios e direitos no que concerne à gestão administrativa do território e do distrito de Évora.

O Sr. José Soeiro (PCP): — Sobre «alhos» responde com «bugalhos»!

A Sr.ª Paula Nobre de Deus (PS): — Por isso, Sr. Deputado, indique-me uma coisa em que fiquem preteridos! O Sr. Deputado veio com uma conversa sobre o que já se fez em tempos para iludir a população. De facto, a Direcção dos Serviços Florestais já vai a Portalegre. Pois vai, Sr. Deputado, porque, como se sabe, Portalegre ficou com esse serviço — mas só por essa razão. Em relação ao resto, Sr. Deputado, em nada aquela população fica preterida.
O Sr. Deputado tem de responder em que é que a população de Mora fica preterida nas suas condições e necessidades básicas, em termos de saúde, educação e segurança social. Em nada!

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado João Oliveira.

O Sr. João Oliveira (PCP): — Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Paula Nobre de Deus, o seu silêncio relativamente à questão da Região de Turismo de Évora confirma, de facto, o incómodo que para o Partido Socialista representa a denúncia do golpe que tem em curso.