55 | I Série - Número: 076 | 26 de Abril de 2008
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Não dá para perceber qual é a orientação da política orçamental do PSD!?
Protestos do PSD.
Quanto ao CDS-PP, tem vindo a defender descidas de impostos, à semelhança de alguns sectores do PSD, uma vez que não se sabe bem qual é a posição do PSD quanto a esta matéria.
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Mas sabe a nossa posição!
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Mas o CDS-PP tem uma posição clara nesta matéria. O PP tem defendido os direitos dos contribuintes, tem vindo a defender descidas de impostos.
Sr. Deputado Diogo Feio, Srs. Deputados da bancada do PP, gostaria de referir que, quanto à defesa dos direitos dos contribuintes, o PP não é menos militante dessa defesa do que o Ministro, a equipa das Finanças ou o Governo. Sr. Deputado, eu sou o primeiro — e já aqui, nesta Assembleia, tive o cuidado de referir que serei o primeiro — a pedir desculpa aos contribuintes pelos erros causados pela nossa administração!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Peça já!
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Eu não tenho a veleidade de considerar…
O Sr. Presidente: — Queira concluir, Sr. Ministro.
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — Concluo, Sr. Presidente, dizendo que eu não tenho a veleidade de considerar que a nossa administração é perfeita e isenta de erros. Não! São administrações que dependem de homens, que fazem o seu melhor no dia-a-dia, dependem de instrumentos mecânicos, informáticos, e os erros podem acontecer. Lamento que eles aconteçam e serei o primeiro, sempre, a pedir desculpa por esses erros.
Mas nós temos o mesmo denodo na defesa dos direitos dos contribuintes,…
O Sr. Francisco Louçã (BE): — De alguns contribuintes!
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — … tal como o PP. E as iniciativas que eu aqui anunciei hoje são a prova de que essa é uma matéria que também nos preocupa.
Quanto à descida dos impostos, creio que estamos conversados. Nada pode dar mais prazer a um ministro do que baixar os impostos,…
O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — Sim! Sobretudo, em véspera de eleições!
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — … mas, sejamos realistas, sejamos prudentes, não cometamos actos irresponsáveis neste domínio.
Os impostos, ao se baixarem, são para durar, não é para dizermos mea culpa e ter de voltar atrás, porque, depois, os resultados são desastrosos. Temos de evitar que isso aconteça.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Para uma intervenção em nome do Grupo Parlamentar do PSD, tem a palavra o Sr. Deputado Miguel Frasquilho.
O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — Sr. Presidente, Srs. Deputados, Srs. Membros do Governo: A política orçamental e a política fiscal são essenciais para recolocar Portugal no caminho do crescimento económico,