O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

62 | I Série - Número: 092 | 6 de Junho de 2008

Em matéria de saúde, o Sr. Deputado consegue ter o desplante de recomendar ao Governo que reduza as listas de espera e o tempo de espera?! O Sr. Deputado fará o favor de consultar os dados oficiais…

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — Pois, pois…!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — … e verificará que, entre 2005 e 2008, diminuiu em vários milhares o número de portugueses inscritos em listas de espera e que, atenta a mediana do tempo de espera, a evolução foi de 8,6 meses, em 2005, para 4,4 meses, em 2008.

Aplausos do PS.

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — À excepção dos que perderam a vez!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Não, Sr. Deputado, não! A Sr.ª Ministra da Saúde, que está sentada na bancada do Governo, não é a «Ministra das cataratas», é a «Ministra da redução do tempo de espera em cirurgias»!

Aplausos do PS.

O Sr. Deputado diz que é preciso tratar das questões do desenvolvimento, mas não vai ao coração dessas questões.
Como é que podemos apoiar o desenvolvimento? Pois podemos fazê-lo, apostando na mudança tecnológica e na intensificação da tecnologia em todo o nosso tecido económico. É isso que estamos a fazer.
É esse o segredo do Plano Tecnológico: transformar todo o Estado na condição de amigo do investimento. É essa a razão de ser do Programa Simplex. É essa a razão de ser das sucessivas revisões dos regimes de licenciamento. É isso que permite que, hoje, Portugal, ao contrário do que acontecia no tempo do vosso governo, seja um país amigo do investimento. É também essa a razão de ser das mudanças no sistema de justiça — todas elas se destinam a combater a litigância de massa e a facilitar a conclusão dos processos. Por isso é que, aí, os indicadores são positivos.
De igual modo, são positivos os indicadores na área da educação e da formação profissional porque aí reside o essencial da nossa luta pela promoção do bem-estar, pela promoção do crescimento da economia e pelo combate às desigualdades sociais,…

Aplausos do PS.

… com mais alunos na escola, menos abandono da escola, mais sucesso na escola,…

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): — Mais sucesso na escola?! Deve estar a brincar!

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — … com mais adultos no Programa Novas Oportunidades.
Isto é, em tudo o que o CDS deprecia é que está a razão de ser, o principal factor motor do combate às desigualdades e pelo desenvolvimento da economia.
Depois, é evidente que os Srs. Deputados do CDS-PP já querem é fugir da questão do preço dos combustíveis e já querem é fugir das políticas sociais, porque sabem, verdadeiramente sabem, que, não bastando constatar, sendo preciso agir, quem se distingue pela acção é a maioria e o Governo do PS: há 900 000 beneficiários do aumento em 25% do abono de família para as famílias do primeiro e segundo escalões. Um milhão de pensionistas tem, hoje, garantida por lei, pelo menos a reposição do seu poder de compra nas actualizações das pensões.

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): — Pensões de 90 contos em que as pessoas pagam impostos.
São muito ricos, milionários!...