13 | I Série - Número: 098 | 26 de Junho de 2008
As instituições estão a ver-se obrigadas a reduzir, por via do subfinanciamento, o número de professores, ou seja, os professores que ficam têm de fazer mais horas para dar as aulas e como têm mais horas para fazer não podem proceder à necessária qualificação…
O Sr. Presidente: — Sr. Deputado, queira terminar.
O Sr. Miguel Tiago (PCP): — Portanto, uns são despedidos e aos outros é-lhes inviabilizada a possibilidade de qualificação! É caso para perguntar o que acontecerá às instituições de ensino superior politécnico quando vier a avaliação…!
Aplausos do PCP.
O Sr. Presidente: — Para uma declaração política, tem a palavra o Sr. Deputado Diogo Feio.
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Esta é mais uma semana bem demonstrativa do estado do Governo: o Governo está mal, o Governo está desgastado, o Governo, ao fim de três anos, está em estado de desgraça irreversível.
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Neste momento, o Governo está emparedado entre uma esquerda crítica e uma direita, como o CDS, que não só critica como apresenta políticas alternativas.
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Os nervos começam a ficar à flor da pele…
O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — E são maus conselheiros!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — E, por isso mesmo, esta foi uma semana simbólica relativamente a algo que já sucede há aproximadamente seis meses. Falo da desautorização sistemática que ministros do Governo de Portugal vão sofrendo.
Aplausos do CDS-PP.
No fim do ano passado, houve manifestações na rua criticando o Ministro da Saúde — o Ministro foi, então, remodelado. Meses depois, houve manifestações na rua criticando a Ministra da Educação e um sistema de avaliação de professores absurdo para aplicar este ano — o Governo recuou e já não temos avaliação tal qual foi apresentada.
O Sr. Abel Baptista (CDS-PP): — Bem lembrado!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Este é também o Governo que, numa altura de crise social com bloqueio de estradas, tem o Ministro da Administração Interna ausente no Brasil e pouco preocupado com o que se passa em Portugal.
Aplausos do CDS-PP.
Este é também o Governo que tem um Ministro das Obras Públicas que diz que o aeroporto na margem sul jamais, mas depois, numa conferência de imprensa, ao lado do Primeiro-Ministro — tal qual o menino bem comportado —, diz que, afinal, é na margem sul.