16 | I Série - Número: 013 | 16 de Outubro de 2008
desdobrar em algumas afirmações um pouco incompreensíveis à luz daquele que tem sido o seu comportamento, mas, perante a ausência de manifestação da sua liderança, entendo que, nomeadamente em sede de grupo parlamentar e dos mais destacados dirigentes do PSD, tentem suprir essa lacuna pública de absoluto silêncio.
V. Ex.ª fala em defesa do pequeno comércio, mas foi fruto de uma lei de VV. Ex.as que se verificou um processo de licenciamento de grandes superfícies, sem precedentes, no País.
O Sr. José Junqueiro (PS): — Exactamente!
Protestos do PSD.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Olha quem fala?!
O Sr. Afonso Candal (PS): — A lei é vossa! Está, hoje, alterada, mas a responsabilidade daquilo que existe no País é de VV. Ex.as!!
Vozes do PS: — Exactamente!
O Sr. Afonso Candal (PS): — V. Ex.ª fala muito da inovação, mas a verdade é que se, hoje, a inovação é um tema é porque, hoje, a inovação é uma realidade e foi uma prioridade deste Governo, desde a campanha eleitoral e, hoje, bem marcada no terreno. Nunca o tinha sido antes!!
Vozes do PS: — Muito bem!
O Sr. Afonso Candal (PS): — V. Ex.ª esquece a questão dos estímulos e da diplomacia económica que tem sido desenvolvida em relação à exportação e à internacionalização das nossas empresas, também pequenas e médias, com grande capacidade para penetrar em novos mercados! V. Ex.ª esquece a aposta na qualificação dos portugueses! V. Ex.ª esquece o aumento da eficiência nos serviços públicos, nomeadamente na criação de empresas, mas também na obtenção de muitos e muitos documentos formais, designadamente certidões, que tem, hoje, uma situação absolutamente incomparável com o passado! V. Ex.ª esquece o combate à burocracia! V. Ex.ª acaba por minimizar, dizendo que são boas, as medidas que o Governo toma, ou seja, dizendo que a redução do IRC veio, mas veio tarde, porque já o PSD se havia lembrado disso há muito, que a questão da bonificação das taxas de juro, como estímulo ao investimento, veio, mas tambçm veio tarde e ç pouco»!
Vozes do PSD: — É a verdade!
O Sr. Afonso Candal (PS): — Ó Sr. Deputado, é fácil dizer aos outros como devem governar a sua casa, desde que se saiba governar a própria casa e na altura própria!!»
Aplausos do PS.
Protestos do PSD.
VV. Ex.as deixaram o défice que deixaram e deixaram o País sem condições para poder tomar as medidas que hoje tem condições para tomar!
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Vocês vão deixar pior!
O Sr. Afonso Candal (PS): — V. Ex.ª, é bom que se saiba, teve hoje aqui um daqueles actos»