O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

33 | I Série - Número: 067 | 16 de Abril de 2009

O Sr. Presidente: — Para uma segunda intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Jorge Seguro Sanches.

O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Paulo Portas, fala em verdade»

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — Isso é um cartaz do PSD!

O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Não fala em verdade?

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — Isso é para o PSD! A verdade, para nós, é um assunto de Deus!

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Falamos em realidade!

O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Deve ter sido a influência do Sr. Deputado Paulo Portas que levou a que o PSD, quando eram parceiros de coligação, esquecesse completamente o que o Deputado Miguel Frasquilho propunha, que era o choque fiscal. Esqueceram completamente e, antes pelo contrário, aumentaram os impostos quando diziam que estávamos em crise, e não estávamos porque vocês é que criaram essa crise com uma absoluta falta de verdade para com os portugueses.
Mas o CDS-PP teve, aqui, uma evolução desde ontem. Ontem, tivemos uma reunião na Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional com o Sr. Ministro da Economia e da Inovação e o que o CDS propôs foi a criação de um grupo de trabalho para a crise, mas hoje já há algumas medidas.
Contudo, o CDS-PP esquece-se completamente daquilo que está já aprovado com força de lei e contra o que os senhores votaram: redução da taxa do IRC para 12,5% nos primeiros 12 500€ de matçria colectável — os senhores votaram contra!

Vozes do CDS-PP: — Foi o PCP!

O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Redução do pagamento especial por conta de IRC para as pequenas e médias empresas — os senhores votaram contra!

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — Está baralhado! Baralha o PCP com o CDS-PP!

O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Programa de regularização generalizada das dívidas do Estado — os senhores votaram contra! Linhas de crédito — os senhores estão contra! Estão sempre contra!!» Aliás, nisso estão cada vez mais próximos do Bloco de Esquerda.

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — Está completamente baralhado!

O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Os Srs. Deputados do CDS-PP não são capazes de ter a honestidade — a honestidade intelectual, como é evidente — de, neste debate, referir o complemento solidário para idosos. Para o efeito, isso não existe. Mas os senhores deveriam preparar-se antes de vir para um debate, referindo não só o que é negativo e vos pode dar alguns votos, que é aquilo de que neste momento estão à procura. Ou seja, não estão à procura do interesse nacional, estão à procura de encontrar mais alguns votos!

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — Vá, digam lá: «são antipatriotas!» Vocês estão iguaizinhos à Acção Nacional Popular!»

O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Mas isso é mau, é muito pouco sério no momento em que todos sabemos que o mundo está envolvido numa crise financeira e económica.

Aplausos do PS.