33 | I Série - Número: 070 | 23 de Abril de 2009
Mas o problema da direita é, como digo, um problema de programa – porque, afinal de contas, um programa de privatização esbarra agora com um problema que a crise veio evidenciar que não é resposta — e também um problema de liderança.
Afinal de contas, a direita portuguesa, PSD e CDS, vão-se apresentar às eleições exactamente com os mesmos rostos com que se apresentaram no passado: Manuela Ferreira Leite, pelo PSD, e Paulo Portas, pelo CDS-PP.
Protestos do PSD e do CDS-PP.
O Sr. Ricardo Martins (PSD): — Sócrates só nasceu para a política há quatro anos?!
O Sr. Primeiro-Ministro: — Isso quer dizer que aqueles que foram responsáveis pelo falhanço voltam a apresentar-se às eleições.
O Sr. Ricardo Martins (PSD): — Tem vergonha do seu passado?
Aplausos do PS.
O Sr. Primeiro-Ministro: — Mas a estes dois faltava somar um terceiro. É que não irão sozinhos! Vem Manuela Ferreira Leite, rosto de no falhanço no governo anterior;»
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — E quem é o rosto deste falhanço?
O Sr. Primeiro-Ministro: — » vem Paulo Portas, tambçm rosto de falhanço, embora com responsabilidade limitada, como ele costuma dizer;» Protestos do CDS-PP.
» e a estes soma-se também Santana Lopes, como cabeça de lista do PSD à Câmara de Lisboa, agora apoiado também pelo CDS-PP.
Acho que é isto que representa um problema político»
Protestos do PSD e do CDS-PP.
Eu sei que não gostam de ouvir!
Protestos do PSD e do CDS-PP.
Acho que isto é que representa um problema político de incapacidade de renovação política. Afinal de contas, onde é que está a renovação no programa e onde é que está a renovação nas pessoas? Nem programa, nem liderança! É este o problema da nossa oposição de direita política no nosso País.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Sr. Primeiro-Ministro, Srs. Membros do Governo, Srs. Deputados, chega ao fim o nosso debate quinzenal.
A próxima sessão plenária realiza-se, amanhã, com início às 15 horas. É uma marcação do PSD, dela constando a discussão conjunta, na generalidade, dos projectos de lei n.os 747/X (4.ª) — Crime de enriquecimento ilícito no exercício de funções (PSD) e 726/X (4.ª) — Cria o tipo de crime de enriquecimento ilícito (PCP), e do projecto de resolução n.º 475/X (4.ª) — Recomenda ao Governo a inclusão, na proposta de lei que define os objectivos, prioridades e orientações de política criminal para o biénio de 2009-2011, de orientação para que o Ministério Público promova, nos crimes de corrupção, a aplicação dos mecanismos de atenuação especial, dispensa da pena e suspensão provisória do processo relativamente a corruptores que colaborem com a justiça (PSD).
Haverá, ainda, votações regimentais no final do debate.
Está encerrada a sessão.
Eram 17 horas e 5 minutos.