18 | I Série - Número: 083 | 22 de Maio de 2009
O Sr. Ministro da Economia e da Inovação: — » ç causada pela maior perturbação na economia mundial dos últimos 70 anos.
Aplausos do PS.
Numa altura em que o seu partido combate as linhas de crédito, o seguro de crédito, tudo o que é apoio às empresas, vem o Sr. Deputado propor a criação de uma linha de crédito de 20 000 milhões de euros. Eu peçolhe uma coisa: por favor, organizem-se, repito, organizem-se, porque já ninguém percebe qual é a vossa política para as empresas, a não ser a de ir sempre ao revés do interesse das empresas! Para dar uma ideia da dimensão do apoio às empresas, quero recordar o seguinte: o Sr. Deputado Carlos Poço é Deputado pelo distrito de Leiria. Ora bem, no distrito de Leiria, só pelo PME Invest, foram apoiadas 2194 empresas, só nos últimos 12 meses.
O Sr. Carlos Poço (PSD): — Os milhões foram para a banca e não para as PME!
O Sr. Ministro da Economia e da Inovação: — Isso representa, Sr. Deputado, quatro vezes, repito, quatro vezes mais empresas do que aquelas que foram apoiadas em Portugal inteiro no ano de 2004, quando o seu partido tinha responsabilidades de Governo. Quatro vezes mais!
Aplausos do PS.
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Essa é resposta que se dê?!
O Sr. Carlos Poço (PSD): — Não ouviu as perguntas!
O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Deputado David Martins.
O Sr. David Martins (PS): — Sr. Presidente, Sr. Membros do Governo, esta minha intervenção no âmbito da interpelação sobre economia será, sobretudo, sobre o turismo, uma área que eu acompanho e que acho essencial para o desenvolvimento do nosso País.
Ao longo dos quatro últimos anos, o Governo desenvolveu uma grande acção sobre esta área. Gostava de começar por registar algumas acções que julgo muito importantes, nomeadamente naquilo que diz respeito à redução de burocracias, à alteração dos quadros reguladores, à aposta na formação, como pilar essencial para a qualificação do turismo, na promoção de uma maior acessibilidade a Portugal, através da criação de novos voos, ao reposicionamento da imagem de Portugal, ao reforço do investimento na promoção, à reorganização da estrutura pública e à aposta na dinamização de novos programas de eventos.
De facto, foi graças a esta aposta que tivemos o ano de 2007 como o melhor ano da década e 2008, apesar das expectativas mais baixas, com aumentos nas receitas e no número de hóspedes.
Vozes do PS: — Muito bem!
O Sr. David Martins (PS): — Eu, ao longo dos últimos tempos, tenho vindo a conversar com empresários do turismo, quer em Albufeira, quer no Algarve, e sinto que há uma preocupação efectiva para este ano. Há preocupação, porque as incertezas são grandes, devido à crise nacional e internacional, mas sei que o Governo está a fazer um grande esforço para que haja a capacidade de resistir e para que tenhamos sucesso neste ano. Portanto, quero saudar o Governo por esta iniciativa.
Uma dessas apostas foi um programa denominado «Algarve» ou «Allgarve». Quem não se recorda desse debate aqui, nesta Assembleia? Hoje, quero felicitar o Sr. Ministro, porque, hoje mesmo, foi distinguido com uma Medalha de Mérito Grau Ouro por um município do Algarve, presidido pelo PSD,»
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Muito bem!