19 | I Série - Número: 083 | 22 de Maio de 2009
O Sr. David Martins (PS): — » em reconhecimento da apresentação desse programa. Parabçns, Sr.
Ministro!
Aplausos do PS.
Fico muito satisfeito por verificar que também os autarcas do PSD aprovam e apoiam o Governo e o Sr.
Ministro.
Vozes do PS: — Muito bem!
O Sr. David Martins (PS): — Entendo que isto deve merecer aqui uma interrogação: não acham os Srs. Deputados que isto é um contra-senso entre a crítica permanente do Grupo Parlamentar do PSD e da sua liderança, que está sempre a criticar o Sr. Ministro de não dar resposta?! Acho que isto comprova exactamente o contrário.
Mas dou mais um exemplo: ainda recentemente, em Paços de Ferreira, ouvimos o Presidente do município, um distinto militante do PSD, dizer que é sua intenção atribuir o nome do Sr. Ministro a uma artéria da cidade. Não será isto a prova mais evidente de um bom trabalho?! Mais: durante o discurso que proferiu, afirmou nunca ter visto na sua experiência autárquica «um Ministro da Economia que olhasse tanto para o sector do mobiliário e para as pequenas e médias empresas».
O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Muito bem dito!
O Sr. David Martins (PS): — Esta afirmação fala por si!
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Queira concluir, Sr. Deputado.
O Sr. David Martins (PS): — Termino de imediato, Sr. Presidente.
Sr. Presidente, Srs. Membros do Governo, Sr.as e Srs. Deputados: Acho que todos percebemos que há aqui uma diferença, um desfasamento e um desfoque da realidade.
Sr. Ministro, com estas preocupações que tenho sentido permanentemente no Algarve, gostava de saber quais as medidas que o Governo tem apresentado para apoiar as PME do turismo e da restauração.
Porque sempre acompanhei o sector do comércio e serviços, também não quero deixar de lhe perguntar quais as medidas e apoios que, neste momento mais complicado, têm sido apresentados pelo Governo.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Tem a palavra a Sr.ª Deputada Heloísa Apolónia.
A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Sr. Presidente, Sr. Ministro da Economia e da Inovação, Os Verdes querem colocar-lhe duas questões.
A primeira é a de saber se a convicção que o Sr. Ministro manifesta em relação ao sucesso e à manutenção da Autoeuropa e à garantia de não despedimentos é exactamente a mesma que apresentava para a Qimonda. É porque, Sr. Ministro, o sucesso esteve à vista e o não sucesso da Autoeuropa corresponderia a um verdadeiro drama social no distrito de Setúbal, e não só. Tenha plena convicção de tudo isto para intervir enquanto é tempo, para não deixar passar tempo demais em relação à intervenção necessária.
A segunda prende-se com a manipulação, aliás, com a verdadeira propaganda que o Governo fez em torno do Programa de Apoio à Compra e Instalação de Painéis Solares. O País tem de ter uma resposta. O que o País tem de saber é que o Governo está a prejudicar as pequenas e médias empresas em relação a este