O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 DE NOVEMBRO DE 2023

23

O Sr. João Cotrim Figueiredo (IL): — E o funcionamento também não é uma questão prática, só de conveniência, é uma exigência moral. Um Estado que cobre impostos altíssimos não pode prestar serviços públicos tão maus, nem pode tratar o dinheiro dos contribuintes com tanta ligeireza e falta de respeito. A gritante falta de cultura de exigência e de avaliação das políticas públicas a que assistimos aqui durante as muitas audiências na especialidade é evidência dessa falta de respeito pelo dinheiro dos contribuintes. E por isso, ao longo dos dias que aqui vêm agora, iremos ter a oportunidade de apresentar as propostas da Iniciativa Liberal, que põem o País a crescer e os serviços públicos a funcionar. Em relação a isso, dou apenas três exemplos: propomos um só IRS, porque um sistema fiscal que não é para todos é injusto e não é justo para ninguém. Um só IRS, mais baixo, mais simples, mais justo,…

O Sr. Duarte Alves (PCP): — Mais injusto! O Sr. João Cotrim Figueiredo (IL): — … em que todos pagam o mesmo, não só com o atual IRS, mas com

a proposta do PS. Mais baixo, porque tem uma taxa única de 15 % até ao dobro do salário médio. Mais simples, porque só tem

três escalões, e não os atuais nove, e duas taxas eliminando, pelo caminho, vários benefícios fiscais e consignações. E é mais justo, porque deixa de discriminar contribuintes em função da idade, da residência, ou se são ou não profissionais liberais ou outra coisa qualquer.

Segunda proposta que quero aqui isolar: o compromisso ida e volta da TAP, em que propomos que a totalidade da receita da venda da TAP seja devolvida a todos os portugueses. Srs. Deputados, o Estado não pediu a nenhum português para lá enterrar 3200 milhões de euros; os portugueses também não têm de pedir ao Estado para receber esse dinheiro de volta. Isso é ter dinheiro pelo dinheiro dos outros.

O Sr. Rodrigo Saraiva (IL): — Muito bem! O Sr. João Cotrim Figueiredo (IL): — E propomos também a reintrodução de uma PPP (parceria público-

privada) mas, neste caso, é o programa presta ou paga, em que os serviços públicos diversos ou prestam os serviços ou pagam por essa falta de prestação.

O Sr. Duarte Alves (PCP): — É uma brincadeira… O Sr. João Cotrim Figueiredo (IL): — Na saúde, nos transportes, nos registos, quem não presta serviços

dentro dos prazos ou dos padrões esperados compensa os contribuintes por esse facto. Isso é também ter respeito pelo dinheiro dos outros.

E por falar em respeito, aqui fica um compromisso: ao longo deste debate, a Iniciativa Liberal será inspirada pelo respeito incondicional pelos portugueses que têm direito a aspirar a construir uma vida próspera e feliz em Portugal. E é sobretudo para eles que o País tem, de uma vez por todas, de crescer e tem, de uma vez por todas, de funcionar. A Iniciativa Liberal sabe como fazer isso acontecer.

Aplausos da IL. O Sr. Presidente: — Para uma intervenção em nome do Grupo Parlamentar do PCP, tem a palavra o Sr.

Deputado Duarte Alves. O Sr. Duarte Alves (PCP): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, Srs. Membros do Governo: Esta

proposta de Orçamento está muito longe do milagre que aqui foi anunciado. Na realidade, é uma verdadeira oportunidade perdida.

Num momento em que a crise da habitação destrói a vida de tanta gente, este é um Orçamento que falha na oportunidade de atacar a especulação, de pôr os lucros extraordinários da banca a pagar o aumento dos juros e que permite o maior aumento das rendas das últimas décadas.