I SÉRIE — NÚMERO 20
60
O Sr. Eurico Brilhante Dias (PS): — Muito bem! A Sr.ª Susana Amador (PS): — Atualizamos o acordo com a inflação deste ano, neste Fundo do
Financiamento da Descentralização. Atualizamos rúbricas com recursos humanos, acomodando as atualizações salariais e o subsídio de refeição
de 2023, mas também para 2024. Também sabemos atender às revisões que ocorreram na área da ação social e da educação para o pessoal
não docente de refeições escolares e transportes escolares e também nas novas despesas dos municípios, com os seguros de medicina do trabalho para os trabalhadores, que foram incluídos neste processo de transferência.
Quero ainda referir que, na área da educação, os municípios vão poder contar com as verbas do Fundo Social Municipal, que, em 2024, também aumenta 34 milhões de euros, mais 18 %, passando a ser 254 milhões de euros.
Não podemos deixar de referir igualmente o grande programa de reconstrução e requalificação de escolas alguma vez lançado neste País:…
O Sr. Eurico Brilhante Dias (PS): — Muito bem! A Sr.ª Susana Amador (PS): — … mais de 471 escolas, que serão requalificadas, que vão beneficiar 250 000
alunos, mas também todos os professores e todos os funcionários que trabalham nessas escolas. Serão mais de 1,7 mil milhões de euros, ao longo de uma década.
O Sr. Pedro Pinto (CH): — Publicidade enganosa! Eleitoralismo! A Sr.ª Susana Amador (PS): — E, tal como referido pela Ministra da Coesão, em audição neste Orçamento,
e depois de uma análise detalhada de 2022 e 2023, neste processo de descentralização, não foi encontrado um único município com défice.
Para terminar, quero dizer esta verdade absoluta: de 2015 a 2024, aumentámos sempre o valor das transferências para as autarquias, num valor global de 66 %.
Caros Deputados, Cara Ministra, só através do poder local é possível aproximar a decisão dos cidadãos, melhorar a qualidade dos serviços públicos, garantir a igualdade de oportunidades e o acesso aos direitos sociais. Este Orçamento vai ao encontro desses desígnios, porque este Orçamento serve as populações, o seu bem-estar, valoriza rendimentos e cuida do futuro.
E só podemos votar a favor de um dos melhores Orçamentos do Estado de sempre. Risos do CH. E continuaremos sempre, lado a lado, com os portugueses por Portugal. Aplausos do PS. O Sr. João Cotrim Figueiredo (IL): — Foi uma das melhores intervenções de sempre! Risos do CH. O Sr. Presidente: — Para uma intervenção em nome do Grupo Parlamentar do PSD, tem a palavra o Sr.
Deputado Jorge Paulo Oliveira. O Sr. Jorge Paulo Oliveira (PSD): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, Srs. Membros do Governo: Por
incrível que pareça, quando deveríamos estar a discutir um segundo pacote de descentralização de competências, estamos a discutir o mesmo pacote, iniciado há cinco anos, com uma agravante. É que, ao longo de todo este tempo, ao longo de todos estes anos, por inércia e até por má-fé do Governo, este processo tem sido objeto dos mais variados atropelos.