25 DE NOVEMBRO DE 2023
51
Perceber os efeitos e minimizar as alterações climáticas, combater a vespa-asiática e apoiar os apicultores constitui uma aposta fulcral na defesa do setor da apicultura, que é a base de todas as outras atividades agrícolas e de proteção dos ecossistemas.
O decréscimo de qualidade das pastagens deve-se à falta de polinização, uma vez que não há produção de sementes para a renovação das mesmas. A qualidade da fruta que consumimos está dependente das abelhas, que, neste momento, só sobrevivem com ajuda humana a combater os seus predadores e a alimentá-las em períodos cada vez mais longos.
Passando para uma imagem coloquial, se não apoiarmos a apicultura, deixaremos de ter em quantidade e qualidade a pera rocha do Oeste, a laranja do Algarve, a castanha de Trás-os-Montes, o queijo da Beira Baixa e até os vinhos do Douro e do Alentejo. Mais grave, não teremos o verde equilibrado dos ecossistemas que permite a vida humana.
Permitam-me, em modéstia, dizer que esteve bem a bancada do Partido Socialista ao propor uma medida de compensação por colmeia, de que hoje aqui falamos, para um caminho de valorização de um setor tão importante por si próprio e para todos nós.
Aplausos do PS. O Sr. Presidente (Adão Silva): — Tem agora a palavra o Sr. Secretário de Estado das Infraestruturas,
Frederico Francisco, para uma intervenção. O Sr. Secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas (Frederico Francisco): — Sr. Presidente, de
facto, surgiram aqui inúmeras propostas sobre reduções tarifárias e sobre alargamento de passes de transportes públicos.
O Sr. Pedro Pinto (CH): — Está ali o Galamba, se for preciso! O Sr. Secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas: — Queria aproveitar para recordar o caminho
que foi feito por este Governo na criação de passes nas áreas metropolitanas a valores muito mais reduzidos do que existiam anteriormente, passes que passaram, pela primeira vez, a permitir a utilização de todos os modos de transporte — já foi aqui também recordado pelo Grupo Parlamentar do PCP —,…
O Sr. Bruno Dias (PCP): — Exatamente! Valeu a pena lutar! O Sr. Secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas: — …. e o caminho que foi iniciado no ano
passado com a criação do passe ferroviário nacional. É evidente que esse passe tem limitações, mas, mais do que as limitações do passe, estamos conscientes das limitações que a nossa rede de transportes públicos — e, em particular, a nossa rede ferroviária — tem e da quantidade de investimento de que precisa.
Por isso, o nosso foco tem de ser o de continuar a reforçar e a fazer o investimento no alargamento da rede e no alargamento dos serviços. Contudo, isso não impede que possamos avaliar a possibilidade e as propostas que existem para se facilitar o acesso aos transportes públicos pela via tarifária.
Aplausos do PS. O Sr. Presidente (Adão Silva): — Estamos agora na proposta 744-C, do PAN, de aditamento de um artigo
134.º-C — Relatório de monitorização da Estratégia Nacional Anticorrupção 2020-2024, e tem a palavra a Sr.ª Deputada Inês de Sousa Real.
A Sr.ª Inês de Sousa Real (PAN): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, em cada minuto, no nosso
País, perdemos, para a corrupção, 34 000 €. Este é um debate que devemos fazer de forma séria, equidistante e não recorrendo a populismos, porque é um fenómeno que põe em causa não só a credibilidade das instituições, como também a integridade do Estado de direito democrático e das próprias instituições democráticas.