O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

I SÉRIE — NÚMERO 36

34

O SNS conta também com mais 12 000 enfermeiros, com mais 2200 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, com mais 2000 assistentes técnicos, com mais 5200 assistentes operacionais.

Protestos do Deputado do PSD Pedro Melo Lopes. O Governo reviu as carreiras de enfermagem de técnicos superiores de diagnóstico e autonomizou a carreira

farmacêutica; chegou a acordo com os enfermeiros para a recuperação dos pontos associados ao seu desempenho: 20 000 enfermeiros subiram um ou dois níveis remuneratórios, num esforço orçamental de 80 milhões de euros.

Protestos do Deputado do PSD Pedro Melo Lopes. O Governo criou um grupo de trabalho para estabelecer um internato de especialização em enfermagem… Continuação dos protestos do Deputado do PSD Pedro Melo Lopes. Ó Sr. Deputado, o senhor já interveio. Se tem alguma questão a colocar-me, gostaria que o Sr. Deputado o

solicitasse à Sr.ª Presidente e ocupasse o seu lugar. Permita, democraticamente, que eu faça a minha intervenção, o que agradecia.

Criou um grupo, dizia eu… Protestos do Deputado do PSD Pedro Melo Lopes. Sr. Deputado, peço desculpa, mas… O Sr. Carlos Guimarães Pinto (IL): — Manda calar toda a gente!… A Sr.ª Presidente (Edite Estrela): — Sr.ª Deputada, é a Mesa que adverte e não a Sr.ª Deputada. Portanto,

peço às Sr.as e aos Srs. Deputados que criem condições para que a oradora possa prosseguir a sua intervenção. Muito obrigada.

Faça favor, Sr.ª Deputada. A Sr.ª Lúcia Araújo da Silva (PS): — Sr.ª Presidente, muito obrigada. Dizia eu que o Governo socialista criou um grupo de trabalho para estabelecer um internato de especialização

em enfermagem e iniciou este ano a Residência Farmacêutica, que, a par da autonomização da carreira, constitui seguramente uma das maiores conquistas recentes da profissão farmacêutica.

O Governo assegurou a paridade entre os trabalhadores com contrato de trabalho em funções públicas e com contratos individuais de trabalho e criou a carreira de técnico auxiliar de saúde: 24 000 trabalhadores abrangidos, com impacto financeiro de 23 milhões de euros.

Sr.as e Srs. Deputados, para que não nos falte a memória, convém lembrar que foi com o Governo socialista que os profissionais de saúde recuperaram as remunerações que tinham sido reduzidas na altura da troica.

Foi o Governo socialista que repôs as 35 horas semanais aos profissionais de saúde. Protestos de Deputados do PSD. Em Viseu, os profissionais de saúde também beneficiaram desta medida. O Governo reduziu o horário de

trabalho das 40 horas semanais que o PSD impôs para as 35 horas semanais e descongelou as carreiras, permitindo a progressão remuneratória de vários grupos. Os profissionais dos hospitais de Braga, de Vila Franca de Xira e de Loures têm agora melhores condições remuneratórias do que as PPP (parcerias público-privadas) lhes ofereciam.

Protestos do Deputado do PSD Pedro Melo Lopes.