I SÉRIE — NÚMERO 36
6
intransigente do interesse público, e que passam por uma reflexão cuidada, mas sobretudo e principalmente por rápidas decisões, por uma resposta sistémica, diversificada, racional e eficiente, que não coloque uma visão sectária ou questões de mesquinhos interesses acima do único interesse que nos deve mover: servir, servir as pessoas, que não são números para estatísticas, e saber servi-las bem.
Aplausos do PSD. Assim sendo, é de urgência mudar de política e mudar de políticos! Aplausos do PSD. O Sr. Presidente: — O Sr. Deputado tem dois pedidos de esclarecimento, a que, presumo, responderá em
conjunto. Para formular o primeiro pedido de esclarecimento, em nome do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda,
tem a palavra a Sr.ª Deputada Isabel Pires. O Sr. Pedro Pinto (CH): — Só vieram dois do Bloco de Esquerda porque ainda é cedo! A Sr.ª Isabel Pires (BE): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Maló de Abreu, Srs. Deputados, Sr.as Deputadas,
o tema que o Partido Social Democrata traz a debate é, obviamente, relevante. Nos últimos meses, temos tido vários debates na Assembleia da República relativamente ao estado a que o SNS chegou e ao facto de o Governo ter responsabilidades absolutas na forma como ele está a ser gerido.
O Sr. Deputado referiu na sua intervenção a necessidade de mudar de política, mas eu perguntava-lhe, porque não ouvimos na sua intervenção nem na intervenção do PSD: mudar de política em que sentido? Quais é que são as respostas que o Partido Social Democrata tem para resolver os problemas do SNS?
A Sr.ª Joana Mortágua (BE): — Alimentar o privado? O Sr. Pedro Melo Lopes (PSD): — Vocês conhecem, vocês conhecem! Estamos fartos de apresentar! A Sr.ª Isabel Pires (BE): — É que o histórico que o nosso País tem relativamente à saúde quando a direita
está no poder é que os problemas também se agravam, e os problemas relacionados com pessoal, nomeadamente, médicos e enfermeiros, nunca foram resolvidos, foram agravados também.
O Sr. André Ventura (CH): — Com a esquerda foi muito melhor! O Sr. Pedro Pinto (CH): — Por isso é que só têm cinco Deputados! A Sr.ª Isabel Pires (BE): — Aquilo que não se percebe neste debate é, verdadeiramente, qual a resposta
alternativa que o PSD tem relativamente àquilo que está a ser feito pelo PS. É que, Sr. Deputado, aquilo que está a ser feito pelo Partido Socialista ao Serviço Nacional de Saúde é aquilo que a direita durante décadas quis, quando, muitas vezes, no Governo, levou à prática a tentativa de destruir o SNS…
A Sr.ª Joana Mortágua (BE): — Muito bem! Protestos de Deputados do PSD. A Sr.ª Isabel Pires (BE): — … para dar ao privado várias partes daquilo que é hoje em dia o serviço público. Portanto, pergunto-lhe: afinal, qual é o objetivo do PSD com este debate? Aplausos do BE.