O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DE JANEIRO DE 2024

9

O Sr. Eurico Brilhante Dias (PS): — Muito bem! A Sr.ª Joana Lima (PS): — … que entrou em vigor já no dia 1 de janeiro, onde houve um investimento como

nunca houve outro igual para podermos ter um SNS de qualidade para todos. Aplausos do PS. Sim, Sr. Deputado, para todos os portugueses! A dotação orçamental do SNS atinge um crescimento de

72 % desde 2015. Aliás, temos atingido, de forma consecutiva, o maior investimento financeiro em sede de Orçamento do Estado para o Serviço Nacional de Saúde.

Porém, como somos realistas, e tendo noção de que nem tudo está bem, estamos cientes de que um Serviço Nacional de Saúde público, universal e tendencialmente gratuito, em situações epidémicas e nas épocas de inverno, enfrenta constrangimentos, como, aliás, existem em todas as partes do mundo que estejam a atravessar um duro inverno como nós estamos.

Aplausos do PS. Aliás, a Euronews abriu as suas notícias há dois dias com o relato de um grande pico de gripe A em Roma

— 1100 pessoas esperam para serem atendidas no hospital de Roma. Aqui na nossa vizinha Espanha têm o mesmo problema, e também nos privados portugueses, Srs. Deputados, que têm cerca de 4 e 5 horas de tempo de espera.

Aplausos do PS. O Sr. Pedro Pinto (CH): — Desculpas, desculpas! A Sr.ª Joana Lima (PS): — Por isso, deitámos mãos à obra, e foram tomadas todas as medidas necessárias

para diminuir estas falhas. Foram reforçados os recursos financeiros e humanos da saúde, foram prestados mais cuidados de saúde.

Protestos do Deputado do CH André Ventura e do Deputado da IL Bernardo Blanco. Mas também, como sabem, há mais necessidades e, consequentemente, uma maior procura de cuidados.

Hoje temos uma esperança de vida muito alta, o que carece de muitos cuidados de saúde. Por isso, temos de apostar na melhoria da organização do SNS, e é isso que estamos a fazer.

Protestos do Deputado do PSD António Topa Gomes. Por forma a responder atempadamente aos casos de doença aguda não emergente, os centros de saúde

mantiveram, e vão manter nos próximos fins de semana, um horário de atendimento alargado durante o Natal e o Ano Novo, com cerca de 190 unidades a funcionar na véspera do Natal e do Ano Novo. É assim que trabalhamos: dando as soluções aos utentes.

Protestos da Deputada da IL Joana Cordeiro. Foi aprovado o diploma que generaliza as unidades locais de saúde (ULS) para todo o País,… O Sr. Bruno Nunes (CH): — Agora é que é!