O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE NOVEMBRO DE 1983

1151

de selecção dos subsídios à edição prosseguido pelo Instituto Português do Livro.

Seguiu-se, já durante o ano de 1982 e por uma questão de metodologia administrativa, o envio de um inquérito a cada uma das entidades levantadas, para reforçar o conhecimento do interesse das possíveis beneficiadas, tendo-se finalmente constituído uma lista (que segue anexa), procurando nessa altura obter o concurso da Delegação Regional do Sul deste Ministério no sentido de indicar o local onde cada uma das entidades contempladas e por nós oficiadas poderia levantar a doação.

O transporte do total de bibliotecas, realizado em Maio deste ano, fez-se para o Teatro Lethes, de Faro, por indicação daquela Delegação Regional, que se responsabilizava, nessa altura, pelo envio de ofício a cada uma das entidades para que procedessem à recolha do lote de livros que lhes era atribuído.

Desde essa altura tem-nos chegado, por vezes, notícia directa do levantamento feito por algumas entidades contempladas. £ natural que outras que o tenham feito se dirijam à Delegação Regional do Sul, a qual poderá ter um conhecimento mais exacto da situação, uma vez que tomou a responsabilidade da entrega das bibliotecas.

Entretanto, e dado que se não fixaram prazos para o levantamento, compreendemos que certa morosidade nessa acção possa resultar não de um desinteresse tout court, mas de naturais impedimentos resultantes das dificuldades enormes com que se debatem algumas das associações.

Com os melhores cumprimentos,

Instituto Português do Livro, 29 de Agosto de 1983. — Pelo Presidente, (Assinatura ilegível.)

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL

Ex.mo Sr. Dr. J. de Freitas Ferraz, Chefe do Gabinete de S. Ex.a o Ministro da Cultura:

Em resposta ao solicitado por V. Ex.a informo:

1 — A relação das entidades a serem contempladas com bibliotecas oferecidas pelo Instituto Português do Livro foi feita por funcionários do mesmo IPL, sem qualquer interferência ou parecer sobre as mesmas entidades dado por esta Delegação Regional.

2 — Foram contempladas entidades entre autarquias, casas do povo, colectividades e associações culturais e recreativas e delegações escolares.

3 — Em 5 de Maio passado, o IPL oficiou esta Delegação Regional, enviando a lista das entidades contempladas e comunicando que as mesmas tinham sido informadas de que as bibliotecas iam ser enviadas a esta Delegação Regional, onde poderiam ser levantadas mediante recibo de recepção.

4 — Recebidas as bibliotecas nesta Delegação Regional nos primeiros dias do passado mês de Maio, ficaram as mesmas depositadas nas dependências desta Delegação Regional no Teatro Lethes.

5 — Imediatamente esta Delegação Regional informou telefonicamente todas as entidades contempladas

de que poderiam vir levantar as bibliotecas. Esta informação ficou concluída em 14 de Maio último.

6 — Dado que poucas entidades vieram levantar as bibliotecas, esta Delegação Regional informou por escrito, em 16 de Junho último, todas as entidades que ainda não tinham levantado as bibliotecas de que ò deveriam fazer o mais urgentemente possível.

7 — Dado que muito poucas entidades corresponderam ao solicitado naquele nosso ofício de 16 de Junho, esta Delegação Regional voltou a oficiar em 11 de Julho último as entidades que ainda tinham bibliotecas a levantar.

8 — Após essa data, o levantamento de bibliotecas processou-se então lentamente e tem-se arrastado ao longo destes meses.

9 — Nesta data foram levantadas já 69 bibliotecas, faltando, portanto, serem levantadas 6 bibliotecas.

10 — As 6 entidades que ainda não levantaram as bibliotecas com que foram contempladas são: o Centro de Cultura Popular (Aljezur), a Associação 1° de Maio (Tavira), a Sociedade Vencedora Recreativa Ferragu-dense (Ferragudo), a Sociedade Recreativa de Amorosa (Silves), a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a Escola Secundária de Manuel Teixeira Gomes (Portimão).

1 — Quanto à Sociedade Recreativa de Amorosa (Silves), não tem telefone e todas as cartas por nós enviadas têm vindo devolvidas com a indicação de «desconhecida».

Com os meus melhores cumprimentos.

Delegação Regional do Sul da Secretaria de Estado da Cultura, sem data. — O Delegado Regional, Tomás Ribas.

INSTITUTO PORTUGUÊS DO LIVRO

Entidades contempladas com bibliotecas do Instituto Português do livro no distrito de Faro

Casa do Povo de Moncarapacho. Escola Preparatória de Albufeira. Casa do Povo de Paderme.

Biblioteca Municipal de Vila Real de Santo António. Biblioteca da Escola Secundária de Vila Real de Santo António.

Biblioteca da Escola Preparatória de Vila Real de

Santo António. Grupo Os Amigos de Portimão. Biblioteca da Escola Secundária de António Aleixo. Biblioteca da Escola Secundária de Manuel Teixeira

Gomes.

Biblioteca da Escola Preparatória de Portimão. Associação Cultural e Recreativa de Ferragudo. Biblioteca Municipal de Portimão. Centro de Apoio a Idosos de Portimão. Sociedade Recreativa Musical Luzense da Luz — Tavira.

Associação 1° de Maio — Tavira. Biblioteca da Escola Secundária de Tavira. Biblioteca Municipal de Castro Marim. Casa do Povo de Monchique.

Centro de Doe. Ped. Did. Deleg. Esc. da DGEB — Alcoutim.