O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2804

II SÉRIE — NÚMERO 112

cionamento em Portugal (que, como se indicou no n.° 3.2, é da ordem das 4000) são máquinas com idade até 10 anos;

A partir de 1976 tem-se verificado um decréscimo sensível na venda de ceifeiras-debulhadoras, o que traduz um envelhecimento progressivo do respectivo parque;

A evolução do parque de enfardadeiras volantes tem-se processado no sentido do rejuvenescimento, porquanto as vendas reais dos últimos 3 anos (1980, 1981 e 1982) representam mais de 40 % do total das vendas do decénio.

7 — As máquinas agrícolas devem ser consideradas como um factor de produção, à semelhança do que acontece com as sementes, os adubos, os pesticidas, etc.

Em consequência, a definição das necessidades reaís de mecanização deverá resultar da prévia definição de objectivos da política agrícola do País.

Mas, como as máquinas, para além da componente produtividade, encerrara igualmente outra componente de comodidade (contribuindo deste modo para a humanização do trabalho nos campos), é fatal a existência num país como o nosso de máquinas adquiridas sobretudo por razões de comodidade e que acabam por trabalhar abaixo dos respectivos limiares de rendibilidade.

Com os melhores cumprimentos.

Gabinete do Ministro da Agricultura, Florestas e Alimentação, 29 de Março de 1984. — O Chefe do Gabinete, R. Duarte Lobo.

MINISTÉRIO DA CULTURA

GABINETE DO MINISTRO

Ex.mo Sr. Chefe do Gabinete de S. Ex.° o Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares:

Assunto: Resposta a um requerimento do deputado da ASDI Magalhães Mota pedindo indicação do número de bibliotecas e institutos de cultura portuguesa no Brasil.

Relativamente ao ofício n.° 1182/83, de 29 de Setembro de 1983, tenho a honra de informar V. Ex.° de que o Instituto de Cultura e Língua Portuguesa envia regularmente material bibliográfico para as universidades referidas no anexo i, onde existem «leitores» dependentes do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, assim como para a Universidade Federal da Bahia, onde o português é ensinado por professores contratados localmente.

Em 1973 foram remetidas para as instituições constantes do anexo n as colecções «Biblioteca Breve» e «Biblioteca Piloto», num total de 250 títulos cada uma.

Existem ainda centros de ensino do português nas instituições constantes do anexo ni.

Apresento a V. Ex.a os melhores cumprimentos.

Gabinete do Ministro da Cultura, 29 de Março de 1984.— O Chefe do Gabinete, /. de Freitas Ferraz.

ANEXO I

INSTITUTO DE CULTURA E LINGUA PORTUGUESA América do Sul

Brasil:

Belo Horizonte:

Maria Euridice do Saraeiro Barros de Carvalho, Centro de Estudos Portugueses da Universidade Federal de Minas Gerais, Rua Carangola, 288, 7.°, sala 725, 30 000 Belo Horizonte, Minas Gerais.

Fortaleza:

Maria Emília Estrela Gonçalves Pedreira, Faculdade de Letras da Universidade Federal do Ceará, Avenida da Liberdade, 2683, caixa postal 819, Fortaleza, Ceará.

Rio de Janeiro:

Duarte Manuel da Silva Passos Klüt, instituto de Filosofia e Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rua de São Francisco Xavier, 524, Rio de Janeiro, CEP 20 550.

São Paulo:

Fernando Lopes dos Santos, Faculdade do Padre Manuel da Nóbrega, Rua de Alves Guimarães, 869, CEP 05 410, São Paulo.

ANEXO II

INSTITUTO DE CULTURA E LÍNGUA PORTUGUESA Brasil:

Dr.a Leda Maria Martins, chefe do Departamento de Letras do instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, CEP 35 420, Mariana, Minas Gerais, Brasil.

Director do Gabinete Português de Leitura, Praça da Piedade, C. P. 254, 40 000 Salvador, Bahia, Brasil.

Prof. Doutor Evanildo Bechara, Rua do General Góis Monteiro, 8-Bl.a, apartamento n.° 204, Botafogo, 22 290, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Presidente do Núcleo de Estudos Portugueses da Universidade Católica de Pernambuco, Pernambuco, Brasil.

Dr. José Rodrigues de Paiva, director-geral do Gabinete Português, de Leitura, Rua do Imperador, 290, Recife, Pernambuco, Brasil.

Dr. João Alves Neves, Clube Português, Rua de Turiassu, 59, 05 005 São Paulo, S. P., Brasil.

Presidente do Grémio Literário Recreativo Português de São Luís do Maranhão, Rua de Nina Rodrigues, 55, São Luís do Maranhão, Brasil.

ANEXO 111

INSTITUTO DE CULTURA E LÍNGUA PORTUGUESA Brasil:

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, instituto de Estudos Portugueses Padre