O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

II SÉRIE — NÚMERO 157

2 — As comemorações de 21 de Março de 1984 tiveram como ponto alto a inauguração do que é considerado o melhor centro de formação profissional da Europa: o COTF da Lousã.

Para o efeito, S. Ex.a o Ministro da Agricultura, Florestas e Alimentação deslocou-se à Lousã, onde, com as restantes entidades, cumpriu um programa previamente estabelecido, do qual constava:

a) Inauguração e visita ao COTF;

ò) Visita à exposição comemorativa do Dia Mundial da Floresta — apraz--nos informar que esta exposição foi visitada por cerca de 20 000 pessoas de todo o país, das quais 15 000 crianças;

c) Almoço de confraternização onde

mais de 600 pessoas mantiveram um informal e são convívio;

d) Distribuição de prémios às crianças

do ensino secundário que foram classificadas nos primeiros lugares do concurso «Dia Mundial da Floresta».

Salvo melhor opinião parece-nos que o almoço a que atrás se aludiu não só tinha cabimento como se tornava imprescindível caso se quisesse levar a efeito um programa que ocupava a maior parte do dia.

Ninguém desconhece o aproveitamento que certa imprensa pretendeu tirar desta comemoração.

Pena foi que o não tivesse feito com mais objectividade, a sua missão de formar e informar ganharia com isso.

Felizmente que o presente requerimento do Sr. Deputado Ferdinando Gouveia veio permitir a esta Direcção-Geral esclarecer o caso do «Banquete de perdiz e javali no Dia Mundial da Fforesta» perante um representante qualificado do povo português.

Passaremos, pois, a pormenorizar no que ao dito almoço respeita; tendo em atenção o programa estabelecido, pareceu a esta Direcção-Geral que havia que tomar em consideração dois factores:

a) A limitação das verbas disponíveis;

b) A utilização, se possível, de produtos

originários da actividade do subsector.

Como é evidente estes dois quesitos complementavam-se.

Assim, pelos serviços de caça da Trafaria foram enviadas para a Lousã 60 perdizes, por se tratar de reprodutores já esgotados e impróprios para repovoamento.

Igualmente da tapada de Mafra saíram 5 gamos e 3 javalis, a incluir no número de animais que anualmente são abatidos com a finalidade de manter as classes etárias e a carga mais adequada a um bom ordenamento cinegético.

Desta maneira foi possível servir no dia 21 de Março no COTF da Lousã um almoço a mais de 600 pessoas. O que restou deu para que todos os funcionários que durante uns dias trabalharam no COTF pudessem jantar e confraternizar. Há ainda que referir um almoço que, no dia 19 de Março, a Direcção-Geral entendeu oferecer a todos os cooperativistas que assistiram a um colóquio promovido por esta Direcção-Geral no COTF.

A finalizar há que dizer que todos os gastos com estas acções não atingiram os 300 000$.

Para responder cabalmente às questões levantadas pelo Sr. Deputado Ferdinando Gouveia resta acrescentar que esta Direcção--Geral não possui gansos.

Com os melhores cumprimentos.

Gabinete do Secretário de Estado das Florestas, 11 de julho de 1984. — O Chefe do Gabinete, E. Carita Frade.

SECRETARIA DE ESTADO DAS FLORESTAS GABINETE DO SECRETARIO DE ESTADO

Ex.™ Sr. Chefe do Gabinete de S. Ex.a o Secretário de Estado para os Assuntos Parlamentares:

Assunto: Resposta a um requerimento do deputado do PS Ferdinando Gouveia acerca da aplicação ou não do Decreto-Lei n.° 389/79, de 20 de Setembro (subsídio especial de assistência técnica agrária).

Com os melhores cumprimentos.

Gabinete do Secretário de Estado das Florestas, 16 de julho de 1984. —O Chefe do Gabinete, E. Carita Frade.

SECRETARIA DE ESTADO DAS FLORESTAS GABINETE DO SECRETARIO DE ESTADO

Ex.mu Sr. Chefe do Gabinete de S. Ex.a o Ministro da Agricultura, Florestas e Alimentação:

Assunto: Resposta a um requerimento do deputado do PS Ferdinando Gouveia acerca da aplicação ou

Relativamente ao ofício de V. Ex.a n.° 530/84, de 14 de Fevereiro de 1984, junto se envia fotocópia do nosso ofício n.u 1035/SEF/84, bem como do ofício n.u 6001, da Direcção-Geral de Organização e Recursos Humanos, no qual S. Ex.a o Secretário de Estado das Florestas exarou o seguinte despacho:

Dar conhecimento ao Sr. Deputado:

1 — Do meu despacho de 29 de Maio de 1984.

2 — Do teor do presente ofício do Sr. Director--Geral da DGORH.

13 de fulho de 1984. — Azevedo Gomes.