O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

22 DE MAIO DE 1997

837

204 unidades comerciais; 125 unidades de restauração; 107 unidades industriais/armazéns.

5 — Acessibilidades e transporte

• Transportes Sul do Tejo/Setubalense, com ligações a Cacilhas, Seixal, Casal do Marco, Paio Pires, Sesimbra e Setúbal, e duas praças de táxis.

Freguesia de Cruz de Pau

1 — Motivos históricos

Esta freguesia, até agora integrada na Amora, é a mais aristocrática freguesia do concelho do Seixal. Desde a Idade Média vários fidalgos e a comunidade religiosa das Carmelitas tiveram propriedades nesta área. •

Uma das famílias mais antigas que aqui viveu foi, sem dúvida, a dos Lobatos, que, por laços de casamentos, se ligou a outras famílias conhecidas.

Os Lobatos descendiam de Pedro Eanes Lobato, companheiro de armas de D. Nuno Alvares Pereira, na histórica Batalha de Aljubarrota.

Quando o Condestável ingressou na vida monástica, ofereceu a Quinta de Cheiraventos àquele seu amigo e a Quinta Famosa (Infanta) aos religiosos do Carmo.

O Palácio de Cheiraventos, dos finais do século xix, foi utilizado como retiro pelo rei D. Carlos e pela rainha D. Amélia.

O Rio Judeu, por que é conhecida a baía do Seixal, deve esta designação ao facto de banhar a Quinta Famosa (também chamada Quinta de Amora, Quinta da Infanta e Quinta da Princesa, este último pelo qual é conhecida), que pertencera, no tempo do rei D. Fernando, ao judeu David Negro, que foi mais tarde valido de D. Leonor Teles.

Este judeu fazia causa comum com Castela e foi, por isso, despojado dos seus bens por D. João I.

Então este monarca, querendo mostrar o seu reconhecimento ao Condestável, D. Nuno Álvares Pereira, doou--Ihe os bens confiscados ao judeu David Negro.

A Quinta Famosa foi mais tarde da princesa D. Maria Francisca Benedita, irmã da rainha D. Maria I, da infanta D. Isabel Maria, filha do rei D. João VI.

Existem testemunhos dos portos e «portinhos» que se espalhavam por toda a zona ribeirinha, garantindo o escoamento dos produtos da agricultura e indústria locais e bem representativo da importância moageira desta região em tempos recuados, quando ainda não havia fábricas de moagem.

Na zona da Cruz de Pau foram encontrados fósseis de animais marinhos e de plantas terrestres com idades na ordem dos 3 milhões de anos.

Actualmente funciona nesta povoação o Núcleo Museológico da Água, de extrema importância para a história do concelho do Seixal.

Situam-se na Cruz de Pau o centro de formação profissional e o centro de emprego, ambos do Instituto do Emprego e Formação Profissional, e a sede da Assembleia Municipal do Seixal.

2 — Localização

A povoação de Cruz de Pau fica situada na antiga freguesia de Amora, concelho do Seixal, e faz fronteira com as freguesias de Miratejo, Amora, Vale de Milhaços e

Corroios.

A área onde está localizada engloba os seguintes lugares: Cruz de Pau, Quinta da Princesa, Vale de Gatos, bem como o Bairro de 25 de Abril e parte da Urbanização da Quinta do Batateiro.

3 — Razões de ordem demográfica

De acordo com os recenseamentos da população de 1981 e 1991, o número de habitantes era, respectivamente, de 16 209 e 17 168, correspondendo a 6403 fogos (1991).

Estima-se em 16 200 o número actual de eleitores.

4 — Razões de ordem económica, cultural e administrativa

Para atestar a importância destes factores, seguidamente faz-se a discriminação dos equipamentos e serviços na Cruz de Pau:

Instalações desportivas e culturais:

Duas escolas de música;

Cinco salas de desporto;

Dois clubes recreativos e desportivos;

Uma sala de cinema;

Um polidesportivo descoberto;

Equipamentos sociais:

Um centro de dia para idosos;

Um lar da terceira idade;

14 clínicas de saúde e centros de diagnóstico;

Uma extensão do Centro de Saúde de Amora;

Dois jardins públicos;

Três parques infantis;

Um mercado;

Uma esquadra da PSP;

Um centro de emprego;

Equipamentos educativos:

Seis escolas básicas do 1. 0 ciclo/creches (particulares);

Cinco escolas básicas do 1.° ciclo (públicas); Uma escola básica do 2° e 3.° ciclos (pública); Um centro de formação profissional;

Estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços:

Duas farmácias; Quatro agências bancárias; Quatro centros comerciais; Uma repartição de finanças; 53 unidades de abastecimento público de primeira necessidade; 259 unidades comerciais; 133 unidades de restauração; 148 unidades industriais/armazéns.

S — Acessibilidade e transportes

Transportes Sul do Tejo/Setubalense, com ligações a Cacilhas, Seixal, Paio Pires, Praça de Espanha, Fonte da Telha, Costa da Caparica, Setúbal e Sesimbra, e duas praças de táxis.